Está aqui

Brasil lança Museu do Diálogo

por Lerparaver

Projeto estabelece o diálogo entre as pessoas em ambientes escuros

Chega ao Brasil um dos projetos culturais que tem sucesso garantido em todo o mundo: o "Museu do Diálogo". A novidade tem como maior atração o "Diálogo no Escuro" e será lançada no próximo dia 26 de abril, no Shopping Galleria, na cidade de Campinas, em São Paulo.

Com o objetivo maior de estabelecer o diálogo entre as pessoas, o empreendimento oferece a oportunidade de seus visitantes vivenciarem uma experiência inédita e inovadora. O público conhecerá espaços construídos dentro de uma caixa preta: um bar, uma floresta, uma cidade, um supermercado ou um barco, todos no escuro, fazem parte do tour do Museu e os visitantes serão conduzidos por pessoas cegas. O projeto também gerará 40 empregos para pessoas com diferentes deficiências.

A mostra "Diálogo no Escuro" nasceu na Alemanha, em 1989. Seu idealizador, Andreas Heinecke, doutor em filosofia e jornalista, que estará presente na abertura do evento, decidiu criar um projeto de transcendência social, uma plataforma de aprendizagem para a construção do diálogo entre pessoas de procedência e condições diferentes. Um espaço para a discussão sobre a diversidade entre os homens, que desafia constantemente a criar meios de aproximar-nos e de concebermos uma sociedade justa e humanizada.

Desde então, o projeto foi apresentado em 130 cidades localizadas em 19 países, gerou 5 mil empregos para pessoas com deficiência visual e já foi visitado por aproximadamente 5 milhões de pessoas. Atualmente, Diálogo no Escuro se encontra ativo com sedes permanentes em Frankfurt e Hamburgo na Alemanha, Israel, Áustria, Itália e Holanda.

Além dos museus permanentes, mostras temporárias são feitas durante todo o ano ao redor do mundo, como, por exemplo, no Japão, Coréia, França, Dinamarca, Suíça, entre outros. Recentemente, o "Diálogo no Escuro" esteve presente durante o Fórum Econômico Mundial em Davos.

O "Museu do Diálogo" do Brasil é o primeiro da América Latina e tem o grande desafio de se tornar referência na inclusão, em especial, pela potencialidade de transformação do sujeito de forma vivencial, lúdica e inovadora, pela empregabilidade de pessoas com deficiência, pela acessibilidade e a não discriminação.

Já foram realizadas duas mostras temporárias do Diálogo no Brasil, ambas com grande sucesso ainda que muito pequenas: uma no Rio de Janeiro em 2005 e uma em Brasília, durante a feira da Embrapa em 2006. Nesta última, 5 mil pessoas visitaram o estande do Diálogo em sete dias de feira, das quais 1.937 deixaram comentários no livro de visitantes, todos positivos.

O "Museu do Diálogo de Campinas faz parte do início de uma rede, que será instalada em todas as principais capitais brasileiras.

Site:
www.dialogonoescuro.com.br

Comentários

Quando é que esta iniciativa chega a Portugal? Adorava participar... além de que faria muito bem aos portugueses, pois muitos deles, se não a maior parte, têm uma percepção estúpida e muito ignorante do mundo dos cegos...
Já para não falar que acho a iniciativa de serem pessoas cegas a conduzirem-nos... Um espectáculo! Pessoas cegas e normovisuais numa câmara escura ficam exactamente em pé de igualdade, e aí então, é que as pessoas iam ficar a perceber!!!
Continuo a dizer: QUANDO É QUE ESTA INICIATIVA CHEGA A PORTUGAL???!!!

"Em relação aos deficientes, os deficientes somos nós (as pessoas "normais")!"

Dear Paty,

first of all let me apologize for not speaking portugese - that`s why I`m writing you in english. I do speak spanish so reading your article I understood (correct me if I´m wrong!) you are asking, when and where a "Dialogo no escuro" exhibition will be opened in Portugal. I`m glad to read that you are interested in having this exhibition in Portugal!
We are a social franchise company called Consens Dr. Andreas Heinecke, located in Hamburg, Germany. We consult and support our franchisees worldwide. The newest Dialog-exhibition you were referring to was just opened a couple of days ago in Campinas, Brazil. But there are already Dialog-exhibitions worldwide: This year we had already short-term exhibitions in Davos and Seoul. Longterm exhibiitions you can find in Hamburg, Frankfurt (GER), Milan (Ital.), Vienna (Austria), Copenhagen (Denmark), Mexico City & Monterrey and in Holon (Israel). We look continuously for people all over the world who are interested in having the Dialog-exhibition in their country and who are capable of organizing a venue, the necessary funds as well as mobilizing politicians, the media and companies to support and sponsor it. Of course the exhibition can only be realized if there are enough potential blind guides - the protagonists of our exhibition!
So, if you do know people who might be interested to build up a "Dialogo no escuro"-exhibition in Portugal, please let me know.

I really appreciate your interest and look forward to hear from you.

With bestr regards,

Anke Herrmann
Dialogue in the Dark / Dialog im Dunkeln

International Sales & Marketing
Consens Dr. Andreas Heinecke
Alter Wandrahm 4 (Speicherstadt)
D-20457 Hamburg

Tel: ++49 (0) 40 309 634-70
Fax: ++49 (0) 40 309 634-64
E-M@il: anke.herrmann@dialog-im-dunkeln.de
Website: http://www.dialog-im-dunkeln.de

Há uns meses atrás vi na Internet, no endereço electrónico, http://www.imultimedia.pt/museuvirtpress/port/mundo.html, que esta Exposição foi imaginada e criada na Alemanha, por Andreas Heinecke e os cegos tornam-se os autênticos guias dos normovisuais, que imergem na escuridão total e aí, dá-se a verdadeira inversão de papeis de quem ajuda quem e quem consegue ver o quê... como tanto desejaria experimentar e como eu, estou certa de que tantas outras pessoas normovisuais, como eu. Fechar os olhos não basta para se saber vestir a pele de alguém que não vê a luz como nós, mas que a verá e sentirá de modo único, estou certa e que por mais que tentemos, nunca o saberemos compreender e valorizar condignamente! Mais de 700.000 visitantes pelo mundo fora, tiveram a experiência que o mundo inteiro devia experimentar um dia (viver em pleno, durante todo o tempo em que se encontrassem dentro do espaço expositivo, não propriamente para "visitar", entenda-se).
Porque fiquei entusiasmadíssima quando voltei a ler esta noticia e ainda vi um comentário sobre ela, com o qual tão bem me identifico, não resisti partilhar a minha opinião, emitindo um comentário sobre a Exposição, especialmente orientado para um forte apelo, eventualmente ao Museu Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva (Lisboa), na pessoa da Dr.ª Fátima Alves falves@pavconhecimento.pt, ou qualquer outra pessoa que possa conhecer alguém em algum Museu deste País e que se interesse por esta iniciativa tão rica e única... que certamente elevaria ainda mais o prestígio do Museu que pudesse vir a acolher esta Exposição. Também o Museu dos Transportes e Comunicações do Porto poderá ter todos os meios necessários para acolher esta iniciativa magnífica e estou certa que apoios financeiros não faltariam, pois além de instituições ligadas ao sector se mobilizariam, em caso de necessidade, também acredito que algumas boas Empresas poderão contribuir como mecenas, para apoiar financeiramente, a vinda desta Exposição a Portugal. O interesse aguçado pelo desconhecido imaginável, junto do potencial público (geral e de todas as faixas etárias e condições sociais, etc...) será grande, mas a utilidade prática e a componente de aprendizagem seria muito maior e de uma riqueza incalculável, para o melhor entendimento entre cegos e normovisuais, além da tão desejada... perfeita compreensão e integração!
Porque apenas se avistam benefícios para o público em geral e se vislumbram lucros para o Museu que a possa acolher, lanço o repto de que seja divulgado este apêlo, junto de quem de direito, para que possam ser dados todos os passos necessários para a concretização desta mais valia, também em Portugal, depois de semear grande êxito em tantos outros Países! Mas será que a esperança sempre move montanhas? Quero acreditar que SIM.
Um forte abraço e adiante com este processo!!!
Ana Duarte

Acho que tanto eu como você como muitas e muitas pessoas amavam ter cá a iniciativa, ainda para mais porque em todos os países em que esta exposição visita, arranja muitos empregos para DEFICIENTES... o que seria uma coisa altamente benéfica! Acho que devíamos sugerir aos presidentes destes sites e a outras instituições que contactassem quem precisassem para trazer para Portugal esta espectacular exposição profunda compreensão e integração entre os normovisuais e cegos do nosso país!
Paty*

"Em relação aos deficientes, os deficientes somos nós (as pessoas "normais")!"

Exactamente, Paty... deviam ser feitos esforços não só pela ACAPO, mas por outros Organismos e quanto a mim, também, alguns Museus, que pudessem interessar-se por esta Exposição e, eventualmente, reunir meios para a trazer a este País. Eu ainda dei algumas indicações de Museus, um deles muito receptivo e adaptado para lidar com pessoas portadoras de deficiências e que talvez fosse o local ideal para essa Expoisção ser aberta ao público (Lisboa). Também no Porto haveria Museus para isso, provavelmente não tão vocacionados quanto o dê Lisboa.
Quanto aos apelos, francamente acho que terá um impacto muito maior se forem os nossos amigos cegos, a dar o grande passo, no sentido de solicitar a vinda da Exposição, pelas próprias razões que a Paty evovou... podendo os normovisuais corroborar o interesse e reforçar a coisa, que tal? Quem sabe a publicação de uns artigos enviados para a Imprensa também fossem úteis para a sensibilização do público e das tais pessoas que poderão tomar a decisão de acolher a Exposição. Cada um pense no contributo que pode dar, dê um passo em frente se tem intersse nisto, divulgue de algum modo, evoque o impacto desta Exposição nos locais onde tem passado e emita o seu profundo interesse em tê-la no seu País...
Mãos à obra!
* Ana

Tenho a dizer-lhe que já pus mãos á obra: mandei o mail da dra. fátima alves aos nossos amigos alemães (por mail) e espero que entrem em contacto com ela... Se isso acontecer e a exposição vier a Portugal, quero o mérito da vinda da exposição a Portugal! LOL =D

"Em relação aos deficientes, os deficientes somos nós (as pessoas "normais")!"

Cara Paty,
Receio contrariá-la, mas acho que esse mérito deverá ser partilhado entre ambas!!! Lol A verdade seja dita... Além desse contacto, tenho um outro, o da Rede Portuguesa de Museus, para onde terei de falar pessoalmente com uma conhecida e ver se arranco dela algumas dicas para ver se há meio da Exposição vir a Portugal, se a Rede tem como sensibilizar os Museus que lhe são associados e lançar esse Projecto em breve. Torça para que funcione!
Ainda nos encontraremos nessa Exposição, verá!
Um abraço e muito obrigada pelo passo dado,
Ana

Claro que sim... estava a brincar sobre o mérito...LOOL
Claro que vou torcer.
De nada e ainda bem que vai escrever para lá...
Abraços,
Paty*

"Em relação aos deficientes, os deficientes somos nós (as pessoas "normais")!"