Está aqui

Visão Diferente - blog de jfilipe

Como organizar um site acessível ?

por jfilipe

Olá !

Já há algum tempo que não tenho colocado posts relacionados com a acessibilidade web !

Ok, vou resumir os posts q coloquei sobre a acessibilidade web ....
1. Vimos q o flash é bonito mas nada acessível
http://www.lerparaver.com/node/7090
2. Tb vimos que entre frames e tabelas, as tabelas são mais acessíveis, mas se usar uma técnica designada por tableless ainda mais acessível fica
http://www.lerparaver.com/node/7241
3. Estivemos a ver como poderíamos contruir sites acessíveis e lindos ao mesmo tempo, pelo q foram sugeridos alguns templates
http://www.lerparaver.com/node/8070
4. Vimos que XHTML + CSS = sites mais acessíveis. O XHTML contém a estrutura, o CSS os estilos, e a combinação dos 2 pode resultar em algo fantástico, lindo, e tb acessível
http://www.lerparaver.com/node/8318

Nesta altura, o q não nos falta é teoria, dicas e muitas instruções .... !
Ok, e como passar à prática ?
Esta é deveras umas das fases mais difíceis, pois requer planeamento, desenho do site .... !

Neste post, apenas vou abordar uma parte prática muito importante: Como organizar um site acessível ?

Imaginem q o site tem o seguinte layout (esquema):
tem uma parte superior para o nome da empresa, logotipo, .... !
Depois do lado esquerdo temos um menu de navegação .... !
E no meio os textos !

Ora, eu acho q não é uma actitude inteligente, repetir a parte superior e o menu em todas as páginas .... mas quem tem poucas bases acaba por fazer desse modo .... !

A minha sugestão é a seguinte: usarmos uma página index.php, em q temos:
<div class="topo">
<?php include "topo.html"; ?>
</div>
<div class="resto">
<div class="menu">
<?php include "menu.html" ?> (ou menu.php se quisermos um menu mais dinâmico)
</div>
<div class="meio">
<?php include $pagina.".html" ?>
</div>
</div>

Se eu no url, pusesse index.php?pagina=quem_somos abre no meio a página referente a quem somos
index.php?pagina=contactos abre no meio a página de contactos

Mais alguém tem ideias de como organizar um site acessível ?
Se tiverem exponham, pois este é por excelência um local de partilha de ideias, de experiências .... !
Portanto, está aberto o debate .... !

Comentários

Acham este site acessível ?
http://users.med.up.pt/jfilipe/solinfortux/index.html

Este site fiz num trabalho da formação Desenvolvimento de Páginas Internet Avançado, feito em XHTML + CSS !
Queria q me dissessem o q acham dele a nível de acessibilidade

Mas tb queria que me respondessem ao tema deste post, mesmo o MAQ, Daniel Serra, António Silva e os restantes colegas do lerparaver ! loool

Abraços & Beijinhos

Oi amigos !

Então ? Tá tudo a dormir ou de férias ?
Tirando o meu comentário, ainda ninguém comentou .... ! :-(
Será q a acessibilidade não vos diz respeito ?
Se sim, toca a comentar a partilhar experiencias, conhecimentos, .... !
Eu nos outros posts sobre acessibilidade tinha mtos comentários, e agora ? o q mudou ?
Convido o Daniel Serra, António Silva, MAQ e qq um de vós a comentar neste espaço, sobre um assunto na ordem do dia q é a acessibilidade !

Olá Filipe !!!

Ainda bem que colocaste uma questão que é comum para todos nós. Pena eu ser um leigo no que diz respeito à organização de sites totalmente acessíveis... No entanto, posso falar das minhas dificuldades em aceder a grande parte dos sites da net cujos formatos não são compatíveis com a minha Linha Braille ou com o Jaws.

Os formatos que são de difícil navegação e que contêm demasiada publicidade são o html, o ppt e o pdf... e aqueles sites com flash também são outro verdadeiro problema à acessibilidade. Na minha opinião as imagens deviam só ser mostradas se a pessoa as quisesse ver, premindo o link ou index para abrir a imagem. Porque o texto é o mais importante e que devia estar no formato de texto contínuo e sem tabelas ou colunas. Mas como os sites comerciais recorrem à multimédia para tornar o seu site atractivo aos clientes, a acessibilidade para as pessoas portadoras de DV é uma preocupação menor ou que eu me atrevo mesmo a dizer desconhece-se muito as necessidades específicas (eu detesto a palavra "especiais" porque parece que se está a falar de um ser humano diferente).

Estou do teu lado Filipe, e até gostaria que pensássemos em conjunto que de facto para se criar um site acessível e inclusivo se tem de pensar em todos, normovisuais e deficientes visuais. O LERPARAVER constitui um bom exemplo de um site acessível e fácil de utilizar, porque nunca até hoje tive problemas com ele. Este site devia servir de inspiração para a criação de futuros sites.

Quero antes de ficar por aqui perguntar a quem me souber responder se já existe uma legislação que obriga a que os sites de importância vital para todos vão ter de passar a ter em conta outras necessidades dos utilizadores? E se me responderem que sim ou que não, eu pergunto: Onde está a verdadeira inclusão de que tanto se fala até por aqui? Haverá vontade da parte de todos para colaborarem com o Filipe ou com quem está preocupado com a acessibilidade e quer soluções palpáveis?

Abraço

Olá Marco !

Pois esta questão fundamental, diz respeito a todos nós (ou deveria), principalmente aos deficientes visuais e não só ... !
E é pena quando alguém pensa em tornar as coisas acessíveis, q ninguém, ou quase niguém se manifeste, ao contrário dos outros posts sobre a acessibilidade .... ! :-(

O que torna um site de díficil leitura, tem a ver como ele foi idealizado e pensado, e se eles tivessem em conta a acessibilidade, com certeza q teríamos muitos sites acessíveis ... !
Há quem opte por desenvolver sites com 95% de flash, q é absolutamente inacessível .... !
Mas o HTML em si não é inacessível, mas pode ser inacessível o q se coloca lá dentro .... !
Outros abusam nas imagens .... !
Quer dizer, há toda aqui uma temática que pode ser tratada de modo a criar um guia bem divulgado, para q quem desenvolver um site novo ou existente, tenha em conta esse guia, e se baseie nele pró tornar mais acessível !

Sim, o LerParaVer, é sem dúvida um excelente exemplo, por onde as pessoas deveriam investigar, ler e reflectir .... e tirar tb ideias para fazer 1 site acessível !

Não tenho a certeza se existe essa legislação, mas se existe (desculpa a expressão), as pessoas tão a cagar para isso, e é preciso travar a fundo os sites inacessíveis e seguir em rumo à acessibilidade !
Mas claro, isto tb requer q sensibilizemos no nosso meio ou localidade ....!
A verdadeira inclusão, na maioria das vezes está encostada a um canto, e poucos lhe ligam .... !

Abraços e obg pelo comentário

A Internet e as Tecnologias de Apoio

Amigos,

Esta questão da Acessibilidade Electrónica não pode ser encarada como uma simples utopia nem deixada dentro da gaveta. A vossa opinião e experiência são imprescindíveis e exijo que colaborem neste debate com soluções práticas.

Temos já duas pessoas dentro da área da informática que são o José Filipe e o Jevo. Estes sim, parecem-me procurar soluções práticas mas que sem a nossa colaboração sozinhos não podem adivinhar quais as nossas dificuldades e necessidades quotidianas enquanto cibernautas. Basta-nos ter o mínimo de experiência e não temos de nos inibir.

Se nada fizermos é o mesmo que termos deixado prevalecer aquele discurso de que o cego é um coitadinho e que devo ir à boleia para todo o lado de quem enxerga.

Somos um paóis teoricamente magnifico, com 5000 projectos de inclusão que dão milhões de euros para o bolso de quem tanto apregoa a inclusão mas que se deixa ficar pelas aparências e pela inércia. Por culpa do excesso de sites inacessíveis muitas pessoas são infoexcluídas e incapacitadas…

Foram, como é do nosso conhecimento, o aparecimento dos sintetizadores de voz e posteriormente do Terminal Braille que demos um passo a gigante na nossa inclusão. No entanto, o aperfeiçoamento das tevnologias de apoio às necessidades reais das pessoas com DV veio permitir um melhor acesso à informação, inclusive a Internet. Mas… a Internet é como uma grande maquino impossível de controlar e de se tornar o sonho de muitos cegos, visto que mais de 50% dos sites criados são de péssima qualidade e não obedecem a critérios de acessibilidade. Citemos exemplos de sites, que na minha opinião são de difícil acesso: o Gmail, o Blogger, o Facebook, sites de jornais com flash embebido, páginas gif ou jpg totalmente inacessíveis, sites com formato powerpoint ou página html que dão especial relevância à imagem. Citemos agora cites de grande qualidade: lerparaver, Universidad de Salamanca INICO, Bengala Legal, ACAPO, Ajudas.com e INR.

Depreende-se, pois, que são sites específicos versados na deficiência que são acessíveis. Mas e os sites públicos e imprescindíveis a todos os cidadãos? É nestes sites que se devia pensar e esqueçamos os sites que só servem para vender publicidade de marca porque o que lhes interessa não são as pessoas e os seus problem,as mas sim o dinheiro e o prestígio. Pensemos nos sites que mais necessidade têm no nosso dia-a-dia.

Deixo aberto este debate que não pode cair no esquecimento ou estaremos todos a deixar passar as oportunidades sem as agarrarmos….

Exmos Srs venho por este meio pedir que me informem, nos sites já existentes quais as vossas dificuldades e que erros normalmente existem, pois estou a iniciar a construção de um novo site e gostaria de informações vossas pois existe muita teoria e maneira de construção mas as pessoas que necessitam e praticam todos os dias é que sabem na realidade e na pratica as dificuldades e como se deve criar para os facilitar no dia a dia.
Por isso fico aguardar vossas informações para benefício de todos que necessitam sites acessivéis e se possivel alguns exemplos dos que acham mais bem construidos
Desde já o meu agradecimento pela atenção dispensada e aguardo vossas informações assim como se souberem que firmas executem este trabalho pois tenho falado com muitas e não sabem como fazer