Está aqui

Ser deficiente não é o fim do mundo - blog de Gato Silvestre

Apaguem as luzes e vamos a isto!

por Gato Silvestre

Agora virou moda fazer bandeira despregada de que os cegos vivem na escuridão e vai daí meia dúzia de carolas iluminadas resolveram fazer um novo desporto radical.

Bora lá malta fazer de ceguinhos e ver se conseguimos papar qualquer coisa de luz apagada e com os olhos tapados!

É moda agora jantar às escuras e imaginem que até a conservadora Igreja católica já vai na nova forma de fazer subir a adrenalina e vai daí bora lá fazer uma missa radicalmente escura!

Isto faz lembrar o tempo em que a malta brincava ao quarto escuro mas aí o objectivo já era menos santo que a santa Missa onde se brinca à igreja escura.

Ai se a moda pega é ver nos jornais convites a brincadeiras ao quarto escuro para imaginar como os cegos fazem outras coisas além de comer e rezar… Valha-nos santa Luzia que é a santinha que protege os olhinhos…

Ai pensamento pecaminoso dirão alguns, este gajo que por acaso até é cego e não desgosta de uma boa brincadeira ao quarto escuro está para aqui a ter…

Pensava eu que no Algarve só se fazia turismo com as cenas que aqui existem para atrair os camones mas parece que a radicalidade das escuras também chegou a esta santa terrinha que cada vez menos vai sendo de brandos costumes se é que alguma vez o foi já que os Árabes e depois os portugueses também fizeram aqui das boas…

Vá malta toca a apagar a luz e fazer cenas radicais e tal e coiso já agora de luz bem apagadinha…
pode ser que não se vejam outras coisas que essas sim até um cego por vezes consegue ver e são tão feiinhas coitadinhas…

Já agora se embarcarem na cena radical vejam bem onde colocam a mãozinha… não sejam malandrões porque os ceguinhos não fazem dessas coisas… se querem brincar aos ceguinhos façam-no com jeitinho e com juizinho como diz a música do Emanuel.

Comentários

Olá Gato Silvestre!
Sou novo por aqui lol e não pude deixar de curtir bué o teu desafio e o teu humor fino! Está impecável e digno de nota!
Por falar nesse novo desafio, ele merece algumas considerações que vou destacar e deixar aqui para a malta reflectir.
Sendo o ser humano racional qual é a utilidade dos seus cinco sentidos para a apreensão do que o rodeia? Será a visão o sentido que faz do ser humano bom, justo, verdadeiro e compreensivo? Brincar na escuridão será apenas uma maneira de tirar proveito dos outros sentidos e que esse proveito é menos rico do que se as luzes estivessem acesas?
Pensando agora no concreto... Esta experiência é de facto criativa e vai contra tudo o que é automático e dogmático, ou seja, é diferente e pode servir como forma de compreender-se de uma vez por todas que na ausência da visão se pode continuar a viver e não compreendo porquê dizer "especial" quando é natural do ser humano recorrer a outras formas de adaptação.
Os verdadeiros olhos estão na cabeça, no coração e na intuição. O olho por si só não pode sozinho ser o melhor de todos. Isto põe por terra a ideia de que os cegos são diferentes, porque não há maior injustiça do que tratar todos por iguais. Todos somos diferentes e a escuridão só existe quando não somos capazes de ser criativos de encontrar formas de adaptação.
Lembra-te que infelizmente mais de metade da informação visual processada é superficial, porque as imagens são formas muito limitadas de conhecimento.
Fica bem e continua!

Olá Gato Silvestre !

Parece-me um bom desafio, e olha q eu sou um rapaz aventureiro .... ! looool
Deveria ser bom, para passar as mãos nas pernas das raparigas e desculpar-se com a escuridão .... ! looool
Já quanto a comer, eu acho q seria meio pra dentro e meio pra fora .... !

Na Fraternidade, nós jogamos a um jogo q se chama a aranha e a mosca
A mosca é geralmente uma pessoa cega com bons reflectos
E a aranha um normovisual, q depois de baralhado, fica com uma venda nos olhos
Então a aranha tem q tentar apanhar a mosca .... !
A mosca de vez em quando faz zzzz .... olha é demais ... !

Outro jogo fx é o dos relógios
Coliocamos os nossos relógios com uma distãncia e 1 ou dois palmos, o normovisual atravessa de um lado pra outro ainda a ver
Depois venda-se os olhos, baralha-se (umas 6 voltas), mto silenciosamente retira-se os relógios, e o combinado é q quando ele pisar um relógio nós dizemos ahhhh
E depois disso tamos sempre a dizer ahhh ahhhh ahhhh
Pobre coitado .... ! looool
Mas não deixa de ser divertido .... ! loool

Abraços,
Filipe

Boa tarde!
Fiquei de veras espantada com os comentários vindos de uma pessoa cega, embora a liberdade de expressão, por enquanto ainda seja livre em Portugal, surpreende-me pessoas medíocres, e com pensamentos um pouco ou quanto obscenos. Ainda bem que existem pessoas que têm a iniciativa de criar, jantares, missas..etc.…ás escuras.
pois tu nem isso fizeste, diz-me que fizeste tu até hoje para explicar aos normo-visuais o que é a cegueira?
O que sentem as pessoas cegas?
Quais as dificuldades encontradas no seu dia a dia?
Ou que medidas podem os normo-visuais tomar ,para que todas as pessoas de baixa visão e cegos possam ter melhor qualidade de vida melhor? Fizeste até hoje alguma coisa para desmistificar que a cegueira não é escura nem clara?..
Eu estive no jantar e percebi o quanto é difícil comer sem luz, alem de que ninguém teve uma atitude de gozo ou brincadeira, para com as pessoas com deficiência visual. Sem tens complexos por seres cego, ou se não és aceite no teu leque de amigos ou sociedade que vives, aconselho te a procurares apoio psicológico, pois pessoas com baixa auto estima como a que tu tens, é que criam blogues de “merda” e vêm para aqui criticar o trabalho dos que tentaram sensibilizar todos os cidadãos que participaram, bem como os que tiveram acesso ao que os media mostraram. Se não és capaz de fazer algo que mude a atitude dos normo-visuais então remete ao silencio e não critiques o que os outros fazem. Fica muito mal vindo de quem vem!
Bora lá malta fazer de ceguinhos e ver se conseguimos papar qualquer coisa de luz apagada e com os olhos tapados— Gostas de fazer de cego??? ….pois eu não!,,,e gostava que os meus amigos e familiares também nunca o fossem.
Isto faz lembrar o tempo em que a malta brincava ao quarto escuro mas aí o objectivo já era menos santo que a santa Missa onde se brinca à igreja escura…Quanto a este comentário…quanto eu sei, os quartos escuros são para praticas promíscuas, onde se encontram pessoas gays e bissexuais e praticam sexo uns com os outros, nada tenho a opinar sobre a sexualidade de cada um, ou sobre a sua orientação sexual, mas garanto-te que no jantar que se realizou ás escuras não houve a pratica de sexo, mas ainda bem que te lembras do que fazias no quarto escuro, é sinal que a tua memória ainda se mantém fresca!
Portanto caro amigo Gato Silvestre…em vez que estares perante este pseudónimo de Gato Silvestre devias de dar a cara e o nome, e não te esconderes atrás de um blogue! Só mostra o quanto és inculto e se existe aqui alguém a gozar com os cegos és tu!! Trabalha a tua auto-estima, não seja invejoso do trabalho dos outros, faz algo de útil para dignificar as pessoas cegas!
UM BEM HAJA A TODOS OS CEGOS E AMBLIOPES DE PORTUGAL, CONTINUEM COM JANTARES,,,MISSSAS,,,PIC-NIQUES..E COM INICIATIVAS QUE MOSTREM A VOSSA ALEGRIA E A FORMA COMO RENASCERAM E ENCONTRARAM A FELICIDADE. Ignorem pessoas como o misterioso Gato Silvestre!!!

Já fui normo-visual,ambliope e actualmente estou cega

Cara Maria, certamente que como diz e muito bem a liberdade de expressão é permitida em Portugal mas também devo lembrar a senhora de que a boa educação quando se trata de debates e confrontos de ideias deve prevalecer.

Quem leu o meu texto sem fanatismos ou manias da perseguição certamente entendeu que a crítica não é para esta iniciativa em particular mas para todas as que lhe são semelhantes. e como em tudo todos somos livres de gostar ou não do que quer que seja.

Quanto ao seu conceito de quarto escuro é bem mais evoluído que o meu já que no meu tempo e no de muitos leitores este jogo equiparava-se ao bate pé ou a verdade e consequência que não sei se chegou a jogar. Mas com a revolta que fala do quarto escuro deve ter-lhe corrido mal a experiência.

Em questão de auto-estima está muito bem obrigado e quanto a defender as pessoas cegas e fazer algo pela sua dignificação também nada tenho a temer porque o que fiz e farei será feito sem necessidade de protagonismo e sem apregoar aos 4 ventos o que se fez ou deixou de fazer.

já agora, quando falar com alguém eleve o nível de linguagem e debata ideias sem partir para ofensa pessoal porque no meu texto foram usadas algumas figuras de estilo para defender uma ideia e jamais ofensas como as por si feitas a quem não conhece.

Quanto ao pseudónimo nem me preocupo com isso porque grande parte dos leitores sabem a quem pertence o blog e não fui nem serei o primeiro a escrever sob pseudónimo o que aliás penso também ser o seu caso.

Gato Silvestre

Gato Silvestre

A boa educação só pode existir, quando não nos confrontamos com provocações, e insinuações. O que o Sr. Gato Silvestre fez foi uma crítica maldosa e insultuosa. Nós para sermos respeitados temos que nos dar ao respeito, só assim merecemos e somos respeitados, e certamente temos que estar preparados para depois ouvir e aceitar as críticas. Uma coisa é nós criticarmos no sentido construtivo, outro é no sentido pejorativo. Não entendo o seu conceito de fanatismo ou manias de perseguição!!!!!!!! Existe aqui alguém com essa mania??!!!! Se existe…se calhar só na sua cabeça.

Quanto ao conceito de quarto escuro, pois…não é preciso ser muito leigo na matéria para saber o que é um quarto escuro, e o que se faz lá dentro, o meu quarto até tem bastante luz, pois tem duas janelas enormes por onde entram os raios de sol!

Como diz o Sr Tadeu e bem, e que desde já merece os meus parabéns pela sua frontalidade em se assumir, o quarto escuro é onde se faz a pratica de sexo em grupo entre homossexuais e bissexuais. Nunca fui a nenhum, primeiro porque não sou homossexual, nem bissexual, sou heterossexual, mas certamente se o fosse não teria qualquer problema em me assumir como tal. Pois nós devemos de ter sempre orgulho naquilo que somos, independentemente da sua ideologia política, raça, religião, cor, sexualidade ou deficiência a que nível for.

Submetido em Sábado, 26/06/2010 - 00:27 por? Tadeu O quarto escuro é o melhor sítio que existe numa sauna gay. Lá nunca me perco e consigo identificar cá fora os gajos que encontro lá dentro e eles não me identificam a mim. Garanto que é bem melhor que a Santa Missa. Para o Sr Gato Silvestre aqui fica o conceito” defenição de quarto escuro!

Os quartos escuros são, portanto, raros na capital. E olhados com desprezo moral por muitos gays, embora sejam eles os frequentadores. Mas o que são? Trata-se, em regra, de uma sala toda pintada de preto, às escuras, apenas com luzes de presença, onde vão homens gays para terem sexo anónimo com desconhecidos ou recém-conhecidos. Terá aparecido pela primeira vez nos EUA, nos anos 60. Para que se perceba melhor, o entrevistado resume a coisa deste modo: “Os heteros, se quiserem ter sexo ocasional, não têm para onde ir. Ou pagam, ou então não têm alternativa. Ali não se paga e é tudo muito fácil.” http://timeout.sapo.pt/news.asp?id_news=515.

Quanto a esse jogo de bate pé ou a verdade e consequência desconheço, nunca ouvi falar em tal!!!. .Mas já agora gostaria de saber que jogo é esse…pois deve ser bastante interessante a nível cultural e intelectual !!

Quanto á revolta do quarto escuro…caro Sr Gato Silvestre…garanto-lhe que não tenho nenhuma, sou uma pessoa de mente aberta e que aceito todos pela sua igualdade e diferença, tal como frisei em epígrafe. Referente á auto estima, pois nós quando não estamos bem psicologicamente temos sempre tendência a criticar tudo e todos , achamos que tudo o que os outros fazem está incorrecto. Devia de trabalhar mais essa sua auto estima continuo a frisar.Pois eu com os meus 52 anos, tenho a minha auto-estima muito bem trabalhada, posso referenciar que recorri a ajuda psicologica, aconselho a todos a faze-lo só assim ultrapassamos todos os obstaculos!

.. o que fiz e farei será feito sem necessidade de protagonismo e sem apregoar aos 4 ventos o que se fez ou deixou de fazer. Aqui Sr. Gato cheira-me a ciúme! Acha que os jantares efectuados e a missa foi uma forma de protagonismo? A mim, não me parece…pois do que sei da instituição em causa, não me parece que seja esse o conceito de protagonismo , mas sim de sensibilização para todos os cidadãos.
Será que o facto de alguém estar a efectuar um excelente trabalho o incomoda assim tanto???!!! EU DOU OS PARABENS A QUEM TEVE A INICIATIVA DOS JANTARES E DA MISSA. EU LÁ ESTAREI EM TODAS!..PARABENS A TODOS OS MEMBROS DAS ORGANIZAÇOES. CONTEM COMIGO!!!

Ainda bem que estão a ter protagonismo e aparecem em tudo o que é comunicação social, finalmente estão a divulgar e a passar cá para fora o que é a cegueira. Viva os jornais…viva as televisões!!! e mais uma vez Viva a todos os que participaram , continuem a dar a cara por uma causa nobre, sem receios, sem medo das criticas dos que acham que o que se faz é só protagonismo!!!

Vá malta toca a apagar a luz e fazer cenas radicais e tal e coiso já agora de luz bem apagadinha…
pode ser que não se vejam outras coisas que essas sim até um cego por vezes consegue ver e são tão feiinhas coitadinhas
Ai se a moda pega é ver nos jornais convites a brincadeiras ao quarto escuro para imaginar como os cegos fazem outras coisas além de comer e rezar… Valha-nos santa Luzia que é a santinha que protege os olhinhos…
Ai pensamento pecaminoso dirão alguns, este gajo que por acaso até é cego e não desgosta de uma boa brincadeira ao quarto escuro está para aqui a ter… QUE LEITURA SE PODE EFECTUAR DAQUI????????? SEM COMENTARIOS.............

Quanto ao pseudónimo não tenho, o meu nome é Maria Dias, não preciso de me esconder atrás de um pseudónimo para criticar o que se faz ou deixa de fazer !! Mas agora sim...confesso que fiquei fanatica..em defender algo em que acredito!!!

Cara Maria, está enganada se pensa que só homossexuais e bissexuais frequentam o quarto escuro. Também os existem para heterossexuais, sim é verdade. Mas naturalmente, sendo eu homossexual e frequentando uma ou outra sauna gay, fale apenas dos quartos escuros para homossexuais.
Agora, gostaria que me explicasse em que é que os "eventos às escuras" ensinam os normovisuais sobre a cegueira? Confesso que não entendo, mas se me explicar, talvez me convença. Não estou a ser irónico, embora pareça.
Nunca consegui compreender em que é que tapar os olhos a um normovisual vai fazer com que eles aprendam que a cegueira não é escura nem clara, sendo portanto um tipo de evento com que não concordo, pelo menos até prova em contrário.
Acho inclusive esses eventos divertidos, pois aí é que se invertem os papéis, passamos a ser nós os guias dos normovisuais e eles, coitadinhos, cheios de medo de cair a cada passo vacilante que dão agarrados ao braço do cego.

Esclareço que o quarto escuro é um jogo de putos parecido com brincar às escondidas e depois quem procura e encontra o escondido deve adivinhar quem é ele.
Nada tem portanto a ver com o o quarto escuro das saunas e bares gays a que me referi na minha mensagem anterior.

Boa noite Sr. Tadeu,
Desconhecia que existiam quartos escuros para heterossexuais, mas olhe, se existem ainda bem, pois se vocês têm direito nós também o temos.lol. Caro Tadeu, não sei qual é o seu grau de deficiência, mas eu, já fui normovisual, Ambliope e neste momento cega, e eventos como os jantares às escuras, ou missas, ou qualquer que seja o tipo de evento, no meu prisma, é de carácter pedagógico, pois no jantar às escuras onde estive, ouve uma interacção entre os participantes, desde utensílios que lhes foram dados para as mãos e de olhos vendados, tentou se descobrir o que era .Alem de que o jantar também foi interessante, porque foi detectado as dificuldades, que se sente ao colocarmos agua, vinho etc, nos copos, ou partir carne, ou peixe . Nós quando temos visão ou quando não temos qualquer deficiência, somos indiferentes aos problemas dos outros, só quando nos bate á porta é que damos importância e fazemos algo para mudar as mentalidades. Antes do azar me ter batido á porta ,eu nem me passou pela cabeça a tamanha dificuldade, que um cego iria encontrar, e os ajustes que tinha que efectuar no seu dia a dia, e garanto-lhe que para quem nasce cego, aceita melhor a sua deficiência do que aquele que a perde á posterior. Porque é algo que tinha, um bem adquirido e de um momento para o outro deixou-se de o ter. Se existem pessoas que fazem eventos de sensibilização porque não divulgar ?! Porque não desmistificar que o cego faz exactamente o mesmo que um normovisual? Ok…deram o nome de jantar ás escuras…e se tivessem dado passeio ás claras…faria alguma diferença?! Acho que a mensagem que queriam passar foi passada, e isso é gratificante, porque estiveram amigos meus, no jantar e ficaram bastante maravilhados, com o momento que viveram, e se me apoiavam em todos os meus momentos menos bons, agora mais do que nunca estão comigo. E ter amigos não passa só por pertencermos a grupos de auto ajuda, ou de estarmos inseridos em blogues, ou chats,ou instituições, passa por termos amigos normovisuais, e aceitarem-nos com as nossas diferenças, porque existe por ai muita gentinha que não nos aceitam como somos. Para mim, um cego não via luz.. e não é bem assim, um cego tem a percepção da mudança de luz, mais escura ou mais clara, dai a cegueira não ser escura nem clara. Eu não vejo mas tenho a percepção de claro e escuro, não sei se será o seu caso, ou de mais alguém! No meu caso é. Não vejo o mal de alguém organizar eventos se sensibilização, mas pelos vistos estes inventos incomodam muita gente. Acho inclusive esses eventos divertidos, pois aí é que se invertem os papéis, passamos a ser nós os guias dos normovisuais e eles, coitadinhos, cheios de medo de cair a cada passo vacilante que dão agarrados ao braço do cego, hora está a ver Sr. Tadeu agora é que disse uma verdade, ao se ter invertido os papeis, demos um passo avançado na desmistificação da cegueira,lol. Caro Tadeu, obrigada pela desmistificação do quarto escuro, pois dos meus 52 anos , nunca ouvi falar em tal jogo, não deve ter sido certamente do ano da minha geração….obrigada pelo esclarecimento!
Um bem haja ,pela coragem que tem em se assumir, embora as mentes humanos estejam mais abertas neste momento, bom já deram um grande passo, podem casar como nós heterossexuais e usufruírem dos mesmos direitos que nós temos. Viva o artigo 13 do CRP.

Artigo 13.º
Princípio da igualdade
1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.
2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual

Contudo, temos perspectivas um pouco diferentes das questões, e da discussão sadia nasce a luz.
Sou cego total de nascença e não tenho qualquer percepção de claro ou escuro, nem de nem da mudança de luz. Não vejo absolutamente nada, mas isso para mim não é escuro.
Recordo o livro de Saramago e a cegueira branca. No livro, tratava-se de uma cegueira experitual e mais não sei quê, mas na realidade essa cegueira branca existe. Existem pessoas que depois de cegas vêem apenas um pano branco.
Bom, para perceber se o jantar foi mesmo pedagógico, teria eu que lá ter estado e assim confirmar.
Não tenho grande dificuldade em deitar vinho, sumo ou água no copo. Quanto a partir a carne ou desfiar o peixe, bem são das poucas coisas que nunca aprendi. Se vou a um restaurante, peço para cortarem a carne ou arranjarem o peixe. Se não mo fizerem, tenho várias hipóteses:
Peço outra coisa que não tenha que cortar;
- agarro a carne com a mão e nem quero saber de quem esteja a olhar. Depois é só limpar ao guardanapo e ir lavar as mãos com água e sabão;
- não volto mais ao restaurante.

Confesso que prefiro não saber utilizar correctamente os talheres do que não saber utilizar a bengala como acontece com muitos cegos que conheço.

Quanto ao artigo 13º da CRP, infelizmente ainda ninguém reparou que falta lá a deficiência.
Infelizmente, como cego e homossexual, sinto na pele que a discriminação é maior pela deficiência do que pela orientação sexual.
Aliás, para muitos, um deficiente são como os anjos: todos muito bonzinhos e sem sexo. No entanto, muitos se esquecem que Lúcifer e os demónios tb eram anjos.

Bom dia Caro Sr.Tadeu!
Gosto de um bom debate, e confesso que o carissimo , tem jeito para a coisa lol.
Confesso que ainda não tive a oportunidade de ler esse livro do nosso querido Saramago,que infelizmente já não se encontra entre nós.Mas das pessoas que já o leram tecem imensos elogios. Estou deserta para o fazer,adoro a leitura e um bom livro é sempre uma mais valia na nossa cultura geral. Eis uma questão,a Constituição da nossa Republica Portuguesa,deverá rectificar esse artigo, e colocar mais uma alenea a fazer referência á deficiência. Uma boa situação para fazermos uma petição.....
Um bom dia para o carissimo Tadeu!

Caro Tadeu quem escreve assim como tu e não tem vergonha nem ade ter de dizer como come só lhe tenho que dizer és o maior....

Abraços Marciel

maciel

Olá Maria, Gato e restantes !

Sim, Maria, tens razão, a boa educação deve andar senpre connosco pra todo o lado ... !
Eu só discordo uma coisa dos meus pais, q acham q tratar por tu é falta de educação ... !
Eu pelo contrário, acho q tratar por tu é qdo tamos a falar com pessoas mais intimas, com as quais tamos mais à vontade, e não vejo má educação nenhuma em tratar por tu .... !
Mas, tirando isso, boa educação sempre tive e terei.

idem aspas pra respeito. Se tu queres ser respeitado, respeita tb os outros ... !
eu ando meio torto, e detesto qdo tentam imitar-me ou quando fazem troça de mim .... !

Já quanto aos eventos às escuras, concordo a 100% contigo .... !
Acho q é uma excelente forma de sensibilização .... os normovisuais passam um bocadinho pela experiência do q é não ver ... !
E qto mais sensibilizações, melhor .... !
Nós na Fraternidade, quase todos os anos fazemos acções de sensibilização juntos dos catequistas, dos miudos, dos jovens .... !

Beijinhos

Viva bom dia!
Concordo de todo contigo, o facto de se tratar por tu não quer dizer falta respeito. Nós só faltamos ao respeito com alguém quando esse alguém também nos falta. O tu , significa proximidade, á vontade para...é obvio e por uma questão de educação, se me apresentam uma pessoa que nunca a vi, nem mais gorda, nem mais magra,não a vou tratar por tu, ou se a mesma tem um grau académico, não a vou tratar por tu, assim sem mais nem porquê. há que respeitar as hierarquias! Se não formos nós a tomar a iniciativa de " educar" os outros , quem será? Se estivermos á espera que o façam, certamente demorará tempos infinitos, que todos ou quase todos os cidadãos sejam sensiveis ás inumeras deficiências que existem. Eu sou 100% de acordo com todo o tipo de evento que se faça, desde que o conceito seja educar/sensibilizar todos para os problemas que encontramos no nosso dia a dia. Desde carros estacionados em cima dos passeios,buracos que se fazem na rua e muitas vezes não estão assinalados,arvores com galhos enormes que ao se passar , os mesmos batem-nos no rosto...etc...etc..Se a unica forma de sensibilizar passa por fazer jantares, missas,pic-nic, caminhadas, concentrações, etc...não interessa ,o importante aqui,o papel focal aqui é a sensibilização, e isso só incomoda certas pessoas ,quando as mesmas não têm a capacidade, de se aceitarem como são, e nós devemos sempre acima de tudo aceitarmo-nos com todas as nossas qualidades ou defeitos. Fiquei curiosa com a vossa instituição Fraternidade, existe algum site onde possa pesquizar mais acerta da mesma!
Um bem haja para ti

Olá Maria !

Cada um tem a sua opinião e eu respeito a sua ! loool

Eu trato por tu, a pessoas que já conheça bem, com as quais tenho algum à vontade e intimidade ... !
Mas não os trato de modo diferente, se tiverem mais ou menos estudos / qualificações ... !
Trato-os simplesmente por tu ... !
Porque senão tb tinham-me q tratar por Dr, q já tenho licenciatura, mas não curo doentes !! looool
Claro, tudo isto com muita educação e respeito
Já há bastante burocracia !! Para as pessoas q me são próximas não há hierarquias: não há os q olham pra cima, e os mandões a olhar pra baixo !! Eu para mim, e aprendi na Fraternidade, a minha visão é horizontal, todos na mesma linha / altura, sem burocracias ou hierarquias, simplesmente uns tem mais responsabilidades do q outros .... !

Claro q toda e qq acção de sensibilização é sempre bem - vinda ... ! loool

A Fraternidade Cristã dos Doentes Crónicos e Deficientes Físicos, é um movimento evangélhico, animado por pessoas doentes crónicas e deficientes fisicos (ou seja o deficiente é próprio protagonista, e não através dos pais ou outros)
Um dos princípios fundamentais é o desenvolvimento integral das pessoas, e a integração das mesmas na sociedade e no mercado de trabalho
Pode ver mais info no nosso site
http://www.ecclesia.pt/fcd/

Boa tarde Caro Filipe,desde já agradeço o envio do site,já fui pesquisar e achei interessante o que li.
Um bem Haja,

Olá Maria!
A sua crítica ao Gato Silvestre foi muito forte e nada construtiva, estava carregada de raiva e de falta de bom senso. Creio que interpretou mal a mensagem que o Gato queria transmitir, e foi para si uma ofensa pessoal falar de cegueira. na minha opinião você estará talvez revoltada com a sua situação ou ache que os cegos são pessoas com baixa auto-estima. Não achei o seu feedback nada construtivo e simpático...

Olá Marco!

É bom ver-te de novo por aqui!Está tudo bem contigo?

Amanhã vou ao Porto a uma consulta de oftalmologia. estou um pouco preocupada...! Ah...também vou conhecer o Filipe! já combinámos tudo! A consulta pode até nem correr bem, mas pelo menos vou ter o prazer de conhecê-lo pessoalmente! Só por isso vai valer a pena ir lá! Também gostava de te conhecer um dia...1 Porque não? Havemos de combinar e encontrarmo-nos os 4: eu, tu, a Tixa e o Filipe...looool! seria fantástico!

Eu já estou de férias! Vou aproveitá-las bem! Se conseguir a mudança de curso, vou ter um ano bem ocupado! Irei conseguir conciliar os estudos e o trabalho? espero que sim. Força de vontade tenho eu muita...vamos ver!

Beijos!

Céu

Olá querida Céu!
Voltei! Fiquei de férias ontem e bem preciso de descansar loool! Foi um semetre muito duro em que a coragem é o que me faz continuar a lutar apesar de nem sempre a força de vontade que tenho ser firme... Porque se as coisas não estivessem tão limitadas aos estudantes cegos do curso de Psicologia havia muitas mais chances de conseguirmos realizar os nossos sonhos. Mas não te assustes ao pensares que quando fores estudar na faculdade não vais ter apoios, porque a realidade em Portugal é esta em relação aos estudantes do ensino superior:
- a educação para os cegos é até ao secundário porque depois no superior não estão bem preparados para receber estudantes vencedores
- muitas das ajudas que temos são de nós próprios e das ajudas técnicas que temos
- podemos ter uma ajuda preciosa de colegas, amigos e de bibliotecas e quando precisares de um livro para a tua área terás que solicitar à biblioteca de Lisboa que te digitalizem as obras e podes esperar muito tempo e só teres os livros digitalizados quando já estás a terminar o semestre
- temos de manter a nossa coragem firme, pois vão-nos aparecendo ao longo do caminho obstáculos de acessibilidade e falta de sensibilidade de algumas pessoas
Mas tens-me a mim como teu apoio firme. Não me esqueci do que te prometi do manual de teclas de atalho e navegação com o Jaws e é claro que te empresto o cd de instalação, só tens de arranjar alguém que te saiba instalar. Talvez o homem das informáticas que é o Filipe lool! Que giro! Hoje vocês vão-se conhecer pessoalmente ou será que já se conheceram? Fico com um bocadinho de inveja loool! Espero que tenha sido um momento agradável!
Em relação à tua visão, eu penso que nesta altura com demasiada luz fiques mais cansada e com dificuldades em enxergar distintamente cada contorno... Fico preocupado contigo e bem gostava de estar ao teu lado a dar-te muito apoio e carinho. Espero que o Filipe te tenha dado muito apoio, pois ele é um amigo como poucos que tem no céu uma estrela que está sempre presente onde estivermos ele também está!
Querida Céu, é claro que vais conciliar os teus estudos com o trabalho, mas vais ter mais trabalho e de fazer algumas adaptações. Mas vai com a cabeça erguida, bem sabes que tudo o que conseguires será sempre para ti uma fonte inesgotável de alegria. E terás de ser mesmo tu a dar testemunho e lição de vida aos outros.
Sim, eu adorava conhecer vocês os 3, mas além de se querer é preciso tornar o encontro uma coisa possível dentro das nossas capacidades e limitações. Havemos de falar nós os 4 sobre isso e depois do encontro partilhar aqui no LERPARAVER para que todos vejam como vale a pena existir para as amizades.
Beijinhos grandes

Querido Marco!

Estás de férias? Que booooom! Agora podes aproveitar para descansares mais um pouco! eu também estou de férias! Semana que vem vou até á praia! Vou aproveitar também para descançar e dedicar mais tempo á minha menina!

Ah! Muito obrigada, Marco! és muito querido...! Se enviares o CD de instalação do Jaws, eu terei que te dar a minha direcção! Vou dar-te o meu E-mail. Quando me cederes o teu, eu envio-te a minha morada. Está bém? Depois eu devolvo-to. O meu cunhado também é bom nesta área. ele ajuda-me! Aqui vai: mariaceucoelho3@gmail.com

Tenho duas notícias para te dar! Uma má e outra boa! Comecemos pela má...! Fui á consulta de oftalmologia. Os médicos ficaram bastante preocupados! Fui submetida a um exame bastante doloroso, que me deixou quase sem visão durante o resto do dia! eu não suporto a claridade, faz-me confusão! O Dr. Azevedo meteu-me um aparelho com uma luz extremamente forte dentro do olho esquerdo(aquele que ainda vejo). Não sei o nome daquele maldito aparelho, mas deixou-me cega quase a tarde inteira! Foi terrível! O olho esquerdo já está bastante afectado! Por isso se justifica aquelas dores de cabeça insuportáveis! Só estou bem com os olhos fechados! Estou assustada!

Sim! Conheci o Filipe...! É um rapaz inteligente e fantástico!È muito querido, simpático e carinhoso! Tem um lindo sorriso! Como eu não estava em condições de andar sozinha, foi ele o meu guia...!Foi uma agradável companhia! Só tive pena que durou pouco, pois ele tinha que ir trabalhar! Mas adorei!

Disso não duvides1 Eu quero e...vou conhecer-te um dia! Anseio por esse dia! O Filipe ajudou-me muito! é fácil esquecer os problemas quando se está com o Filipe! Ah!...mas não dispenso o carinho e o apoio do Marco Poeta! Significas muito para mim! Já conquistaste um lugar no meu coração...! É sério! Looool!

Vamos combinar um encontro! Eu vou fazer tudo para que isso seja possível! Acho que a Tixa e o Filipe também vão querer! Estou anciosa que esse dia chegue!

Muitos, muitos beijos para ti!

Céu

Boa noite,
Sr .Marco Poeta, as minhas criticas são sempre fortes, no sentido em que , quando se faz uma critica negativa sobre alguém, ou sobre o trabalho de alguém que se desconhece, nós temos que estar preparados para o contra ataque. Nós somos livres de nos expressar, mas temos que ter algum cuidado na linguagem que se utiliza. Quando respondi ao texto do Sr Gato, não foi com raiva, porque essa parte Caro Sr. Marco Poeta está resolvida e muito bem, não sou pessoa de rancores nem de raivas, estou muito bem obrigada aos meus 52 aninhos. Eu só respondi ao comentário do Sr Gato porque não é preciso uma pessoa ser muito inteligente, para se perceber o lado pejorativo que estava a levar, o jantar efectuado e de forma alguma poderia deixar passar em branco. Nem todos os cegos têm baixa auto estima, mas grande percentagem deles garantidamente que o têm. Eu confesso que no inicio tive, e procurei ajuda, pois achava tudo muito injusto e achava que todos estavam errados menos eu, e criticava tudo o que faziam.
Os feedbacks só poderam ser construtivos e simpáticos, quando do outro lado se tem um discurso Coerente.
Um bem haja carissimo Sr.Marco Poeta

Olá Cara Maria!
Compreendi perfeitamente porque se sentiu levada a agir dessa maneira para com o Gato Silvestre. Eu não encontrei nas palavras dele algo de pejorativo, antes pelo contrário, achei uma ideia engraçada que podemos fazer com os nossos amigos e com aqueles que quiserem compreender o mundo maravilhoso que se oculta para lá da luz. O Gato Silvestre talvez tenha sido irónico ao empregar estilos para as pessoas interpretarem à sua maneira. Isso de "ceguinhos" e de tocar "coisas feinhas" não é passar uma imagem negativa da pessoa portadora de deficiência visual, porque pergunto ao Gato Silvestre qual era a sua intenção quando escreveu este texto? Como não o conheço e mesmo que ele estivesse a fazer uma estupidez, não teria uma reacção um pouco agressiva como a sua porque, desculpe-me, sou muito sensível a críticas aspérrimas mesmo que a razão esteja do seu lado. Foi apenas isso que me chocou mais, pessoas que neste site atacam os outros sem pensar nas consequências que as suas palavras podem ter. Eu fiz uma leitura positiva do texto do Gato Silvestre, mas há quem ache que ele critique maldosamente as pessoas ditas normovisuais pela sua incompreensão e ignorância e as procure sensibilizar para o facto de os cegos também fazerem as coisas mesmo sem luz. Talvez o Gato quisesse que as pessoas tivessem uma visão diferente da deficiência visual e para melhor compreenderem as nossas necessidades têm que se colocar no nosso lugar, esquecendo-se por alguns momentos quem são para sentirem o que nunca sentiram com as suas mãos.
E se o Gato Silvestre acha que brincar ao quarto escuro é o que todos deviam fazer é melhor que esqueça, porque não podemos ficar à espera que todo o mundo mude só com os normovisuais a fazerem de cegos, que isso de se ser cego não é o mesmo de não ter uma visão interior e viver na dependência de quem tem visão.
Cara Srª Maria, não a estou a julgar nem a apontar-lhe o dedo, nem estou a querer defender o Silvestre. Não! Apenas quero que esta discussão seja saudável e que a opinião de cada um seja respeitada, mesmo que nos apeteça dizer tudo o que nos vai na cabeça.
Quanto a isso da auto-estima, não se sinta mal, pois também tenho dias em que a minha auto-estima está muito em baixo. ou à psicoterapia mas digo desde já que temos de ser nós a trabalhar todos os dias muito bem a nossa auto-estima. Também já tive a fase de que achava que muitas coisas estavam erradas e ficava muito indignado, mas eu sei perdoar os outros, que muitas vezes não têm culpa quando nos magoam e têm preconceitos. Porque já fui normovisual e desconhecia muita coisa sobre as pessoas cegas e tinham muitos preconceitos. Ainda hoje muitos cegos continuam a ter preconceitos sobre os normovisuais e sobre si próprios, e é preciso que este site exista para nos ajudarmos uns aos outros e não torná-lo negativo em que rebaixamos os outros, e desculpe-me, foi isso que eu senti que fez com o Gato Silvestre.
Cordialmente,
Marco Branco

Boa noite,
Caro Marco, eu entrei pela primeira vez neste site lerparaver no dia em que respondi ao comentário do Sr. Gato, estava a pesquisar artigos sobre cegueira e encontrei este, que tem algumas coisas excelentes, que nos ajudam e muito em determinadas matérias. Deparo-me com um comentário de baixo nível, claro que não pude de forma alguma deixar passar em branco uma situação destas. Varias pessoas amigas leram o comentário e tiveram exactamente a mesma reacção que eu, o meu marido também leu e entendeu para onde se estava a levar a conversa dos quartos escuros. Caro Sr. Marco, eu aceito criticas desde que as mesmas tenham conteúdo construtivo e não negativo. Se um comentário for de índole negativo, mas que o objectivo seja para a pessoa melhorar algo de errado, ou menos correcto, de forma a que na próxima vez, as coisas corram melhor. Óptimo, excelente, agora desta forma, jamais aceitarei. Se alguém teve essa iniciativa de organizar jantares ou seja aquilo que for, excelente, haja alguém que faz com que os sócios e outras pessoas normovisuais, participem e sintam de certa forma, as dificuldades sentidas. Se em vez de serem pessoas cegas, fossem pessoas paraplégicas, e os cidadãos andassem de cadeiras de rodas?!!! Que comentários seriam tecidos acerca de andarmos de cadeira de rodas?? Eu participei no jantar, adorei, achei imensa piada os jogos que foram efectuados com os normovisuais, levaram vários utensílios do dia a dia, e foram poucos ,os que acertaram á primeira no nome das coisas. Achei pedagógica a forma como foi conduzido o jantar, e levei muito a peito o comentário efectuado pelo Sr Gato .Jamais poderia remeter me ao silêncio, sou frontal e não guardo para amanha o que tenho para dizer, por muito dura que seja a verdade.Tal como o Caro Marco disse é sensível a criticas aspérrimas, pois eu também sou sensível a criticas selváticas.
Sejamos sinceros e honestos, uma pessoa entra num site anda a pesquisar artigos e depara-se com estes comentários:
Vá malta toca a apagar a luz e fazer cenas radicais e tal e coiso já agora de luz bem apagadinha

pode ser que não se vejam outras coisas que essas sim até um cego por vezes consegue ver e são tão feiinhas coitadinhas

Ai se a moda pega é ver nos jornais convites a brincadeiras ao quarto escuro para imaginar como os cegos fazem outras coisas além de comer e rezar… Valha-nos santa Luzia que é a santinha que protege os olhinhos…

Ai pensamento pecaminoso dirão alguns, este gajo que por acaso até é cego e não desgosta de uma boa brincadeira ao quarto escuro está para aqui a ter
Acha que estes comentários não têm maldade ??!! Ele ou outra pessoa poderia ter feito outro tipo de comentário sem levar para o lado que levou, quando nós fazemos criticas desta natureza, Caro Marco queira-me desculpar ,mas jamais poderei deixar passar em branco, e não pouparei certamente nos comentários que tecerei referente ao episodio.
Foi isto que me chocou e levou a responder da forma que o fiz e não me arrependo de nenhuma alínea que escrevi. Eu gosto de um debate saudável, como estou a fazer aqui com o Caríssimo Marco e como já o fiz com outras personagens. Ambos estamos a expressar aquilo que pensamos!
Um bom fim de semana Caro Marco!

Em primeiro logar dar os parabens ao gato silvestre pelo que escreveu e depois deichar aqui uma pergunta!

Qual a diferença para um cego comer com luz ou sem luz?

maciel

Respondendo à sua questão, não faço a minima ideia de qual será a diferença de um cego comer com ou sem luz, mas sei a diferença entre um normovisual comer com luz e sem luz,de um ambliope comer com e sem luz, porque já estive essa percepção,e o SR, António sabes -me dizer qual é a diferença,fiquei curiosa.
Um bem haja

Maria sou cego há 33 anos como imagina claro que sei bem o que é comer com luz ou sem luz.

Para mim não existe diferença nenhuma.

maciel

Ok...obrigada pela resposta.
Um bem haja para si Antonio

Olá Maria!
Eu não disse que a sua reacção a este artigo estivesse completamente errada, antes pelo ontrário encontro sensibilidade e sinceridade nas suas palavras. É verdade que o autor deste artigo é muito imaturo e não foi muito bem intencionado, e confesso que a defesa que fez sobre "fanatismo" e "Manias de perseguição" me pareceu estranho. O meu conselho ao Sr. Gato Silvestre é apagar este artigo caso ele não explique à gente a razão de tal artigo, que apesar de parecer divertido pode conter mensagens negativas da imagem dos cegos e a crítica que faz aos normovisuais é, a meu ver, pouco simpática.
Cara Srª Maria, eu apenas me entusiasmei com a proposta de novas experiências junto com as pessoas ditas normovisuais, e o meu conceito de quarto escuro nem é a dsr. Tadeu, nem a de alguns malandros que estão sempre á espera de uma oportunidade, e muito menos a de quem pensa que é só para brincar sem qualquer valor pedagógico. Isso sim, o sr. Gato Silvestre merece as nossas críticas para se envergonhar do que fez e retirar este artigo, ou, com outra hipótese, reformular de modo a não gozar com ninguém, mas antes a convidar todos a participar em actividades de sensibilização, de aprofundamento de nós próprios e dos outros.
Você, apesar da rispidez, disse tudo com boa intenção e por que será que agora o Gato Silvestre tem estado tão calado a ler os nossos comentários?
Espero que ele compreenda que não tem inimigos, mas sim pessoas que lhe querem bem e que lhe têm de dar algumas reprimendas para aprender a não se fazer mais espertinho que os outros.
Também lhe desejo um bom fim de semana e obrigado pela sua atenção e abertura que teve comigo.
Marco Branco

Mas retirar este artigo porque?

Não encontro razões para o nosso amigo retirar o artigo pois é a opinião dele e só lê quem quer.

E jantar as escuras e missa as escuras só me dá vontade de rir. Mas claro que respeito estas novas manias de mostrar as pessoas ditas normais os nossos problemas....

maciel

Olá António!

Eu tenho estado atenta a esta discussão! Tem toda a razão...!Eu não acho piada nehuma a este tipo de jogos! Há dia vi na TV um jantar desses, e não gostei!

Eu gostaria de ver um normovisual com os olhos vendados sozinho na rua...Desorientado... pois não sabe que rumo há-de tomar! Acho que ninguém se sujeitaria a passar por isso! Jantar ás escuras até a minha filha o faz...!não vejo qual a dificuldade em comer com os olhos vendados!

Eu também acho que não vejo razáo nenhuma para o Gato Silvestre retirar o artigo! Vivemos num país livre! Cada um é livre de pensar, ou de dizer o que quiser! Dese que não ofenda ninguém...tudo certo!!!

Bom dia Dª Céu,
Como diz e bem, vivemos num país livre e cada cidadão é livre de expressar o seu contentamente ou não, desde que haja respeito e não sejam efectuadas insinuações pejorativas, o que não me parece que tenha sido o caso do Sr Gato! Se as pessoas acham piada ou não aos jantares, pois cada um gosta do que gosta e temos que respeitar. Quem sabe se da proxima vez, quem organizou estes inventes,dos jantares ás escuras, da missa á escura, se lembre de organizar um passei pela cidade com os normovisuais,desde apanhar autocarros, ir aos correios, ou ás compras, se isso for uma forma de sensibilisar todos os cidadãos porque não?!! O que está aqui em jogo é a sensibilização e começar a mudar de uma vez por todas a mentalidade das pessoas, para as dificuldades dos que têm uma deficiência seja ela que natureza for. Não me parece que um cego, vá para a rua sozinho sem ter tido aulas de orientação e mobilidade primeiro,pois sem elas não me parece que um cego ou normovisual , seja capaz de se orientar onde quer que seja!!! Eu antes de ir para a rua tive aulas de orientação e mobilidade, e mesmo assim ainda tenho imensas dificuldades a nivel de orientação. ainda bem que a sua filha é capaz de jantar ás escuras, assim só dessa forma ela podera sentir as dificuldades que a mãe e todos os cegos ou ambliopes tem a comer!
Um bem haja Dª Céu,

Olá Maria!

Sim...! Tem toda a razão quando diz que um deficiente visual necessita de ter umas aulas de orientação para poder ir á rua sozinho! Eu tenho 32 anos. Sou amblíope, cega do olho direito...E o esquerdo também não está nada bem! Até há bem pouco tempo eu entrava em pânico cada vez que ia à rua sozinha! A insegurança era tanta, que cheguei a pedir socorro, pois até os meus pés fraquejavam...ficava quase paralisada. Tinha que me encostar a um canto para não cair! e as lágrimas escorriam pelo rosto...! Era terrível...

Sentia-me mesmo mal...! Já fui casada, mas não deu certo. Sempre dependi dos meus familiares e do meu ex marido para tudo! Entretanto divorciei-me e tive que seguir em frente. Pois tinha uma filha para criar. Queria que ela tivesse orgulho de mim! Então pus o medo para trás das costa e aos poucos começei a sair...Com algum receio, mas a determinação era mais forte do que o medo! Hoje já vou à rua sozinha...! Moro num bairro muito pacato, onde há pouco movimento! Mas ...não vou para o meu local de trabalho sozinha, pois é dentro da cidade. Aí a confusão já é maior.

Eu sei que fugi do tema principal...!Mas fez-me bem desabafar consigo este grande medo que me perseguiu quase 31 anos. Graças aos grandes amigos que fiz no Lerparaver, eu hoje sou uma mulher mais determinada, que sabe o que quer! Sou uma mãe independente...acho que, hoje, a minha filha tem orgulho de mim! A Maria é muito frontal...Gosto de pessoas assim, pois não sabem mentir!

Não quero falar mais sobre aquele artigo do Gato Silvestre. Acho que já se disse tudo!

Ah! Não gosto que me trate por Dona! Só tenho 32 anos...Trate-me por Céu! obrigada

Beijos para si! Bom fim de semana, Maria! Gostei de si!!!

Olá querida Céu!
Não posso deixar de te dizer que apreciei muito o teu comentário, tal como apreciei o do Sr. António Marciel.

Eu é que sou um medricas e fui eu quem falei em retirar o artigo caso ele continuasse a ofender muitas pessoas... É o que eu faço pois detesto andar em guerra, mas como vivemos numa democracia todos somos iguais e temos a nossa liberdade desde que ela não prejudique os outros.
Olha, fiquei curioso quando referiste que a tua filha que vê bem come às escuras sem qualquer problema. Isso é prova da extraordinária capacidade de adaptação do ser humano que desde que tenha vontade de aprender tudo bem! Para mim entre cegos ou amblíopes e normovisuais é igual, basta que tenham vontade de aprender.
Lanço já agora aqui uma pequena provocação sobre os eventos dos jantares às escuras: as pessoas a quem vendaram os olhos nem todas perceberam que comeram pior que muitos cegos ou amblíopes. Pois pelo que me descreveram do jantar que passou na TV houve aqueles que faziam batota para enxergar, outros que comiam só com as mãos, outros ainda que para comerem o pudim usavam a mão para o meterem dentro da colher... Acham que é assim que nós comemos? Naaaaaaão! As nossas dificuldades são diferentes, por exemplo, para desfiar o peixe já precisamos de usar a mão por uma questão óbvia de segurança e não por não sabermos comer. Então para quê os jantares às escuras se nem todos os normovisuais compreendem o objectivo do jogo e pensem que é só uma moda de alguns restaurantes "exóticos"?
Beijinhos

Marco então qual a conclusão que tiras depois de saber o que se passou nesse jantar?

Achas que a maior parte das pessoas cegas comem assim da forma como fizeste a descrição?

Depois achas que estas são formas de resolver os nossos problemas do dia a dia?

Claro que respeito todas as opiniões sejam afavor ou contra estamos num país de liverdade as vezes não paresse mas estamos rsrsrsrsrs......
Cumprimentos a todos Marciel com m e não com n como fiz numa mensagem anterior.

maciel

Bom dia António!
Para ser sincero, não terá percebido bem o que eu disse antes? Eu disse que há pessoas cegas que comiam bem melhor do que aquelas a quem foram vendados os olhos no jantar, porque até nem conseguiam acertar com a comida na boca. Achei engraçado e era como se não soubessem onde tinham a boca. Alguns dos participantes desistiam de cortar a carne e simplesmente comiam com as mãos. Não é assim que nós comemos pois não? Não pretendo dizer de maneira nenhuma que as pessoas normovisuais não possam comer melhor, porque a boa verdade é que elas não têm a sensibilidade das mãos que nós temos para sabermos com o garfo onde está a comida e se está muito quente. Apenas quis defender que a maioria das pessoas cegas se consegue desenrascar tão bem como uma pessoa que vê.
Em relação à importância dos jantares às escuras não sou contra de maneira nenhuma, do mesmo modo que nunca fui contra qualquer iniciativa de sensibilização. Valeu a pena a experiência do jantar às escuras, mas teria sido mais interessante e como a Céu disse, e bem, também a orientação e mobilidade é muito importante, mais importante do que ouvir missa às escuras ou comer às escuras. Porque os nossos maiores problemas são exactamente na rua onde os obstáculos são inúmeros e ainda ninguém se lembrou de tal... Se fossem os normovisuais a usarem a bengala branca e percebessem os perigos diários que poderiam ser evitados...
Cumprimentos

Viva Marco e todos os companheiros eu também não sou contra esses jantares ou missas.

Só que acho que não é a melhor forma de resolver os nossos problemas.

E claro que respeito todas as eniciativas venham elas.....

Abraços Marciel

maciel

Boa tarde Caro Marco,
Não vou fazer mais comentários acerca dos jantares, ou missas, quem quizer entender o objectivo entende, quem não quizer não entende.Somos livres de expressar a nossa opinião.Eu expressei a minha, e vós expressestes tambem.
Quando se começa a dar muita importância a determinada materia, é porque algo nos incomoda!
Não sei se alguem comeu com os dedos das mãos ou dos pés! Não vi..mas das pessoas que estavam lá o feedback em relação ao jantar foi possitivo, e isso é o que importa, se alguem fez batota azar, fica na consciencia de cada um!! A mensagem que teve o jantar foi passada, os objectivos realizados foram excelentes, de resto nada mais importa.
Para sabermos como os cegos todos comem, teriamos que fazer uma filmagem e contarem-nos como uns e outrps comem, eu sempre comi com talhares, excepto o peixe grelhado ou frito.
Um bem haja caro Marco

Oh Caro Marco! Então o Sr é um poeta e não dizia nada,??!!
AI...AI..AI..AI..vá vamos lá a fazer o poeminha para lermos, não é Céu? Com este talento maravilhoso e ainda não li nada!
Um abraço caro Marco

Olá Maria !

O Marco é poeta a tempo inteiro !
Mas eu tb sou poeta nos tempos livres .... ! looool

Ah, ah, e tb não gostas do debate comigo ?
Snif, snif, snif .... ! loool

Ainda bem q gostaste do site da Fraternidade, anda daí fazer parte dela .... ! loool

Bom, agora deixa-me inspirar, a ver se sai alguma coisa .....

Isto dos jantares às escuras
Está a dar que falar
Cometem-se as maiores loucuras
E promete não parar

Críticas, criticas, criticas,
O Gato Silvestre está danado,
As pessoas ficam ríspidas
Mas q grande safado

agora mais sobre ti

Se a Maria Dias fosse uma flôr
O lerparaver seria um jardim
Vamos fazer as coisas com amor
E Paz até ao fim

Maria Dias é Frontal,
Maria Dias é directa,
Ela gosta de animal,
E de andar de bicicleta

Sem ofensas ao Gato ok ?
Como vês tb sei fazer umas quadras !! looool

Beijinhos

Bom dia Maria!
~´É verdade que componho poemas eheheh e que a Céu é uma das minhas fãs! Tive algum tempo sem compor nada porque a faculdade de Psicologia estava a terminar e tive de dar o meu melhor. Já saíram as minhas notas finais das cadeiras do mestrado e tive duas fraquinhas (11 e 13) e três muito boas (dois 16 e um 15).
Oh Maria, porque não passa pelo meu blog e lê os poemas que já publiquei aqui? Estou aberto às suas críticas porque um simples elogio não é uma verdadeira justificação.
Fique bem!

Querido Marco!

Parabéns! Então tiveste boas notas! Tenho a certeza que vais ser um grande psicólogo!

Pois, sou mesmo tua fã! Tenho a certeza que a Maria se vai emocionar com os teus poemas! És maravilhoso...Só tu é que não vês isso!

Vou para a praia! Queres vir?

Muitos beijinhos para ti!

Olá Céu!
Então e que tal foi o teu dia de praia?!
Olha eu este ano só fui ainda dois dias á praia, nós no Algarve temos praias maravilhosas, e na zona do sotavente as águas são quentes e o iodo é espectacular, ficamos com um bronze divinal.A minha praia de eleição é praia do barril em Santa Luzia , e ilha de Tavira. Sempre que posso vou para lá.Já li os poemas do Marco...bem são divinais, é um turbilhão de sentimentos enorme. Acho que temos que fazer força para ele lançar um livro, mas aviso-te desde já que sou a primeira a adquirir o primeiro exemplar...risos.
Claro que vai ser um grande psicologo! Não tenho qualquer sombra de duvida. E tu Céu também andas a estudar correcto?!
Beijinhos

Olá Céu e Maria!
Obrigado e fico contente por terem apreciado o meu escrever poético! Tenho poemas realmente bonitos e profundos, mas não escrevo apenas poemas sobre a deficiência visual. Também escrevo sobre outros temas, e o tema central é o amor.
Desculpem-me, mas ao ler as quadras do Filipe comecei a rir porque isso de fazer rimas é o que menos torna um poema espontâneo... Só vejo incovenientes nas rimas, porque é mais natural deixar o pensamento fluir e os meus poemas agora já não respeitam quaisquer regras rígidas como as rimas.
Escrevo assim:
Quando ergo o rosto para o céu à noitinha
E procuro um trilho de luz,
Uma brisa que acende a minha lâmpada de cristal,
Sorrio para as estrelas que coroam o meu coração
Com o seu calor e resguardo
Que o tecto do céu é uma casa cheia de luz!

Não, não, me peçam mais! Lol!
Beijinhos para as duas

Olá querido Marco,
AMEI!...AMEI...AMEI...bem tu és divinal! Ó Céu...o nosso querido Marco,está feito com nosco.Vamos querer poemas e mais poemas agora que tem tempo para os fazer , não é Céu?!..lol...ah...já não falando do livro que queremos as duas...Olha Marco estás a fazer o Mestrado em Psicologia, mas já tinhas tirado o curso e agora foste fazer o mestrado, ou é daqueles cursos do Bolonha ja com mestrado incluido?! Eu adoro psicologia, tive para tirar um curso de psicologia mas na area de recursos humanos, mas optei pelas ciencias juridicas...leis...e mais leis...é comigo!..
Lol..beijinhos para os dois

Olá Maria!

O Marco é mesmo bom, não é? É o meu grande herói! O pior é se ele com o sucesso dos seus poemas, se esqueçe de nós...e se se deixa infuenciar pelo mundo dos VIPS! Ficaria muito triste se ele me esquecesse...

Eu vou retomar os estudos. Pedi mudança de curso de Psicologia para Serviços Sociais! Rezo para que o meu pedido seja aceite...

Beijos

Querida Céu,
Fico contente por estares a estudar, nunca é tarde para fazer-mos alguma coisa,devemos de lutar sempre pelos nosso sonhos, e nunca baixar os braços ás pequenas dificuldades que nos surgem! Cada obstaculo que contornamos, é uma batalha ganha! Costumo dizer, feicha-se uma porta, abre-se um JANELÃO!
O curso de Psicologia é muito bom, mas o de segurança social também não fica atrás, e se é esse que te realiza, força...claro que vais entrar,iremos certamente canalizar o nosso pensamento e energia, para que entres! Vamos rezar todos cada uma á sua maneira,e vais ver que a tua entrada já é garantida!
Não, não acredito que o Marco, depois de Vip se esquece-se de nós!..Duvido,,,,jámais elea faria isso! Olha adorei os poemas do Filipe e do Marco, bem...temos homens poetas!,,,
Um beijinhos para voçês!

Olá Querida Maria!

Sim, vamos apoiar a Céu! Ela é muito inteligente e uma pessoa maravilhosa e sinto-me um bocadinho triste por ainda não a conhecer pessoalmente para reforçar essa certeza.

Ela de certeza absoluta será uma excelente assistente social, mas vai depender muito da sua força de vontade e dos apoios que receber. E essa profissão é de grande responsabilidade e de tacto que a Céu com os seus 30 aninhos ainda é uma jovem nesse campo.

A Maria perguntou-me se eu estava no processo de Bolonha que incluía mestrado e a resposta é afirmativa. Estou na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em lisboa, e não existe absolutamente nada para os estudantes DV... (Repare que ainda por cima é privada.)

Então deve estar a perguntar-se como raio é que eu entrei lá e cheguei ao Mestrado? Foi precisa muita força de vontade e insistência em mudar algumas mentalidades fechadas e ao verem em mim um jovem dotado, a Casa Pia apostou em mim, e não somente em mim, mas também noutra rapariga surdocega cheia de coragem e de capacidades.

Isto, a meu ver, é que são verdadeiros incentivos mais importantes do que jantares e missas às escuras. Nada tenho comtra isso, mas acho que a surdocegueira é menos apostada do que a DV ou a surdez em separado.

Beijinhos e boa noite

Querido Marco!

Obrigada pela força! Mas só em Agosto é que eu vou saber se o meu pedido foi aceite...ou não! Seja o que Deus quisr! Se não conseguir, para o ano faço de novo a específicas...nem tudo está perdido! Ena! Eu já tenho 32 anos...! Estou perto dos 35...Mas obrigada por me tirares 2 anos...

És mesmo fixe!!! Beijinhos!

olá Maria tudo bem contigo?!
Olha de certo que vai correr tudo bem e vais conseguir entrar em Agosto,mas tu estas a trabalhar correcto?!
Eu sei que existe um prova que se chama mais 23, e que podes concorrer para teres acesso directo, não sei se isto te ajuda em alguma coisa, eu quando entrei para a Universidade, só tinha o 12 anos e como estava a trabalhar entrei fazendo esse exame que te dá acesso.
Bjs

Olá querido Marco,
Fico muito feliz por ter conseguido chegar onde chegou, pois só com coragem, força determinação, e muita, mas muita persistência se consegue atingir os objectivos alcançados. Pessoas como o Marco, merecem alcançar a estrela mais bonita do céu, pois são um testemunho, para aqueles que pensam em desistir nos primeiros obstáculos que surgem ao virar da esquina! Estudar não é uma tarefa fácil, para quem é trabalhador estudante, e , só com muita dedicação e persistência se consegue bons resultados. Não é fácil o mundo académico, ao longo da caminhada, vamos encontrando pessoas amigas que nos ajudam, outras que ficam indiferentes ás dificuldades e limitações de cada um. Também ás vezes não é fácil obter apoio junto dos Docentes, é os Discentes por vezes têm que arranjar estratégias para sobreviverem no mundo académico! Bom estou a ver que o Marco é um jovem super dotado, arriscava mesmo a dizer um menino índigo! Ele é poemas maravilhosos….ele é Mestre em Psicologia bem.. …Ena…temos pernas para andar, a nossa querida Céu vai ser assistente social, bom pelo andar da carruagem, ainda vamos abrir uma instituição ao mais alto nível. Eu faço a parte da Jurisdição só precisamos de uma secretária e um técnico de informática! Temos que arranjar nome para a nossa sociedade…gargalhadas…bem já estou eu a inventar…
Beijos e abraços grandes

Páginas



1 a 50 de 76