Está aqui

Brasil - Técnica inédita previne o estrabismo

por Lerparaver

Desvio pode ser corrigido em apenas uma cirurgia caso seja menor que 50 graus

O oftalmologista Edmilson Gigante, de Presidente Prudente (SP), desenvolveu uma técnica para corrigir estrabismo acentuado com uma só cirurgia. Hoje a correção é feita por duas cirurgias, uma em cada olho.

Estimativas indicam que entre 5% e 10% dos brasileiros são vítimas de estrabismo. Destes, entre 30% e 40% sofrem a manifestação acentuada - quando o desvio angular ultrapassa os 50 graus. É nesses casos em que a cirurgia de Gigante é importante. Quando o desvio é inferior a 50 graus, uma única cirurgia pode colocar o olho no lugar.

O estrabismo se manifesta de duas maneiras: convergente (olho voltado para dentro) ou divergente (para fora). Os desvios ocorrem porque os músculos que sustentam os olhos são fortes ou fracos.

No caso do estrabismo convergente, o músculo reto interno é mais forte, enquanto o músculo lateral é mais fraco. Para fazer a correção, Gigante enfraquece o músculo forte e fortalece o mais fraco, causando um equilíbrio que corrige o olho. No divergente, o procedimento é inverso.

Para fazer a correção do estrabismo convergente, Gigante leva para trás o músculo forte e fortalece o fraco com uma ressecção (retirada de parte do músculo), encurtando-o. “Com isso, enfraqueço o músculo forte e fortaleço o fraco”, diz. “No caso do divergente, o procedimento é inverso”, acrescenta.

Paradigma

Mas, para isso, Gigante desafiou um paradigma da oftalmologia: o de fazer recuos e ressecções com tamanho superior a 5 milímetros. “Desde 1922, quando foi feita a primeira operação, a maioria dos cirurgiões nunca tentou ultrapassar os 5 mm”, conta. Durante 7 anos, Gigante vem ultrapassando aos poucos os 5 milímetros, aumentando o tamanho de acordo com o grau de desvio do paciente. A técnica já recuperou 44 vítimas de estrabismo convergente e outros 40 de estrabismo divergente, todos pelo Serviço Único de Saúde (SUS), no Hospital Universitário de Presidente Prudente entre 2000 e 2005.

Os casos de estrabismo convergente são relatados na tese de mestrado Cirurgia Monocular para Esotropias e Grande Ângulo, que Gigante deve apresentar na Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, até fevereiro do ano que vem.

Se não for tratado até os 4 ou 5 anos de idade, o mal causa a ambliopia, doença que deixa a pessoa praticamente cega do olho estrábico. “Se a criança usar tampão consegue manter a visão, mas não vai escapar da cirurgia, pois o desvio do olho continuará”, diz o oftalmologista Jonas Ricardo Martins Cintra, de Jaboticabal. Como muitos não fazem o tratamento quando jovens, perdem a visão do olho afetado e, como tradicionalmente as cirurgias são indicadas nos dois olhos, elas se recusam a corrigir o problema. “Com a técnica de Gigante, a pessoa fará apenas uma cirurgia no olho doente, não correndo risco de perder a única visão saudável”, diz Cintra

Para o estudante Lucas Pazzini Claro, 20 anos, a cirurgia lhe salvou de humilhações e preconceitos. “Fiz essa cirurgia há seis anos. Antes, a auto-estima ficava lá embaixo. Hoje não. Vejo o mundo com mais alegria”, conta.

Fonte: http://tudobem.uol.com.br/2006/10/30/tecnica-inedita-previne-o-estrabismo/

Nota: contributo, via e-mail, de Pedro Afonso.

Comentários

Fiz uma cirurgia de estrabismo aos 11 anos de idade, hoje tenho 36 anos e a cirurgia ficou perfeita. Sempre que me consulto com um oftalmologistas eles elogiam minha cirurgia pois meus olhos ficaram perfeitos. Fiz minha cirurgia em Ribeirão Preto com o Dr. Sidney .

Olá!
Eu tenho 27 anos e tenho só um pouquinho de estrabismo, que se manifesta, apenas, qdo estou nervosa ou cansada...Por isso tenho muito medo da cirurgia!Tenho medo de piorar o que "não está tão errado", sabe?

Bom..Nunca nenhum médico me indicou cirurgia, mas eu fui em um na semana passada que disse que "dá pra fazer"...Só que por ser o único, e eu conhecer ninguem com caso parecido com o meu, ou que tenha operado com ele, estou com muito receio...Isto está se tornando uma tortura na minha vida, pois vivo na dúvida se faço ou não...

Vc poderia me passar os dados do seu médico (que realizou a cirurgia)???Seria muito bom ter uma segunda opinião...Eu estou na Capital de SP e estou disposta a viajar, se preciso, pra tirar isto da minha cbça...

O meu e mail é juliana_junq@yahoo.com.br

Obrigada!

Dr, Joao Diniz, instituto de olhos de goiania, setor oeste.
ao lado do lago da rosas

um dos melhores medicos e institutos do brasil

Olá Pessoal!
Atenção!, vou descrever o que aconteceu comigo.

Fiz cirurgia do estrabismo em 03/2008, Instituto CEMA de oftalmologia, situado na MOOCA em SP.

Antes uma prévia:

Tenho 24 anos, nasci estrábica do olho esquerdo, divergente, comecei meu tratamento aos 6 anos, porém naquela época o acesso ás informações eram escassas e para completar eu não tinha convênio, dificultando o meu tratamento que se limitou ao SUS.

Usei tampão até aos 10 anos.

Ser estrábica era algo que me incomodava bastante, confesso que tive uma infância bastante conturbada pelo preconceito e que reflete até hoje em minha auto-confiança.

Aos 16 anos por conta própria comecei a procurar tratamento, porém sem convênio estava difícil conseguir algo.

Até que uma prima minha me indicou o CEMA, que é particular, porém que tem a parte do SUS.

Fiz todos os exames necessários e não acreditava quando recebi a notícia que iria realizar a cirurgia, já que tudo ocorreu de forma muito rápida.

O que não esperava é que o exame de TUMOGRAFIA OCULAR, deu nervo mediano paralítico, mas a doutora mesmo assim disse que iriamos fazer a cirurgia, mas já sabendo que o olho não ficaria corrigido em 100%.

Não sou especialista, mas vou tentar explicar o que a Doutora fez.

Fiz cirurgia nos dois olhos.
Imagine uma linha reta. Ok, este é o espaço que temos liberdade para olhar, por exemplo, para a direita e para a esquerda.
Este espaço foi diminuído, a fim de forçar o olho esquerdo divergente a se esforçar a olhar para dentro, resumindo retira-se a força do olho sem desvio, para provocar o uso do estrábico.

Conclusão:
Infelizmente, não corrigiu, não mudou em nada esteticamente.
Fiquei com astigmatismo (apesar do estrabismo, não precisava usar óculos) e agora uso óculos.
Sinto frequentes dores de cabeça, principalmente na parte do olho estrábico,além disso meu campo visual ficou bem mais restrito, o fato é que o olho estrábico é preguiçoso, e o que eu tinha saudável foi comprometido.

Portanto, pensem muito antes de fazer esta cirurgia!
Tenham uma conversa franca com o seu especialista obtendo o maior número possível de informações, reflitam para depois decidir.

Hoje sei que o mais importante é a saúde, e não a aparência.

Desde os 20 anos recuperei a minha auto-estima, e sinto-me bonita mesmo com este pequeno problema, hoje todos me respeitam.

Espero ter contribuído.

Olá a todos que procuram informações! por acaso entrei nessa página, já fui estrabica, porém, aos 7 anos de idade fui operada no Instituto de Olhos de Goiânis - GO, com o Dr. Jão Diniz, e a minha cirurgia teve total e completo êxito, sendo hoje, o estrabismo uma vaga e distante lembrança do passado, não pude deixar de comentar sobre esse médico, que me operou, e sobre o meu caso de sucesso, que deve servir de consolo e esperança a todos que buscam a cura para esse mal. Boa sorte!

Boa noite,eu tenho oproblema de estrabismo divergente desde criança,gostaria de ser informado sobre a cirurgia de correção e se ainda seria possível no meu caso já que hoje já estou com 23 anos de idade,moro em Bela Vista de Minas e estou disposto a viajar se preciso,nacerteza de que serei informado desde já agradeço!

ola tenho 24 anos e desde criança que a minha vida è um inferno. na escola eu era alvo de chacota todos me apilidavam de zarolha ,olho trocado e etc.
hoje tenho 24 anos e meu sofrimento sò aumentou porque eu sinto que os rapazes tem preconçeito
por eu ter estrabismo.
não sou feliz choro quase todos os dias,sou uma pessoa triste e muito sozinha.
gostaria de saber quanto custou sua cirurgia por favor me responda

Tenho 31 anos e até o ano passado sofri desse problema. Desde criança,eu tinha um desvio no olho direito, por causa de uma baixa visão no mesmo. Apesar de ter sido pouco, esse estrabismo me incomodou bastante, sobretudo depois de eu entrar na fase adulta, quando tive que começar a trabalhar e lidar com os mais variados tipos pessoas. Algumas reações eram preconceituosas. Então procurei um tratamento para meu estrabismo em vários hospitais, sem obter respostas. Isso durou anos. Até que encontrei a Fundação Altino Ventura, em Recife,onde passei por duas cirurgias, a segunda,em 22 de outubro de2008, de correção do desvio. O resultado dessa foi surpreendente! E foi tudo de graça! O estrabismo não desapareceu totalmente, porém já posso olhar nos olhos das pessoas sem causar confusão nelas.

Olá tudo bem?Sou estrabica (divergente)tenho 25 anos Gostaria que alguem que fez a cirurgia falasse como foi.Porque eu tenho mta vontade de fazer mas tenho mto medo de fazer,só que o meu sofrimento faz com que eu devo me esforçar p/ fazer mesmo sabendo das consequencias pós cirurgia.Sofro mto c/ isso tenho mta vergonha e me atrapalha em relacionar c/ as pessoas,ate mesmo de conseguir um emprego e tirar foto nem pensar,To cansada de chorar.Moro em JUIZ DE FORA-MG. mto obrigada e aguardo a resposta e fique c/ DEUS. meu e-mail josyjfanjinho@hotmail.com

ola, fiz a cirurgia e realmente estava com muito medo. mas este acaba pois quando voce esta na mesa operatoria eles te dao um remedio no soro e voce fica muito tranquilo. os medicos tambem sabem te acalmar. o meu disse que ia colocar um pouco de wisque no soro. a anestesia é local com colirios. nao se usa agulhas. voce sente um pouco de dor na hora que eles estao mexendo mas só se o desvio for muito grande. mas a dor é questao de segundos. o pos operatorio é tranquilo. os olhos ficam vermelhos e doloridos por causa dos pontos e o unico remedio que voce usa é colirio e analgesicos. nao se preucupe com os pontos. nao doem. fique em casa quieto por uma ou duas semanas. nao esforce as vistas pois doem quando voce vira os olhos. procure nao virar muito forte para os lados. pode assistir televisao, ler, estudar, normalmente. quem tem estrabismo sofre muito na vida e voce vai ver que a cirurgia nao é nada comparado com o que voce ja sofreu. ah, e a minha visao ate melhorou, pois o olho ruim passou a enxergar mais e ate minha miopia baixou um pouco. qualquer duvida pode escrever no meu email. só acesso aos domingos, por isso posso demorar um pouco a responder.

Prezados,
Sou de Vitória/ES, tenho 30 anos já passei por 4 cirurgias e continuo com estrabismo muito acentuado.
Situação atual:
Longe
ESFERICO CILINDRICO EIXO
OD +3,75 -2,50 40º
OE +5,25 -4,5 155º
Já procurei diversos médicos aqui no estado e não consigo uma posição, quero eliminar meu estrabismo.
Gostaria de saber de um especialista no país, não importa o estado (tenho condições de ir) que se interessa em resolver o meu caso.

Atenciosamente,

Rúbia Demuner
rdemuner@hotmail.com

olá, moro em goiania e junto com sao paulo este é o melhor centro no pais em oftalmologia. fiz cirurgia no instituto de olhos de goiania no setor oeste, com o dr.Joao Diniz(otimo) e fiquei muito satisfeito. mas tem ainda o CBCO, centro brasileiro de cirurgia de olhos, no setor bueno, outro centro muito bom.

oi descubri q tinha estabimo aos 15 anos e muito duro ser casoado pelos outros as vezes tenho votade de sumir no mundo e nâo aparecer numca mais. um dia fui jogar bola e machuquei meu olho esquerdo no inicio nao ligue muito nao sabia que poderia ficar vesgo e assim que me chaman na rua na escola em qualquer lugar q vou fico com muita vergoga sebendo q tinha um olho perfeito e ficar assim vou procurar me tratar para voltar a vida normal.

Sou portadora de visão monocular, desde criança. No meu olho esquerdo tenho miopia que corrige completamente com 6 dioptrias, no meu olho direito tambem tenho miopia, mas não possuo quase visão, inferior a 1/10 após a correcção. Este meu olho direito, devido á sua muito baixa visão, desenvolveu estrabismo. Fui operada a este estrabismo (convergente), (apenas no meu olho direito, pois o esquerdo não possui estrabismo), a primeira vez aos 17 anos, num hospital público, fiquei na mesma. Aos 20 anos fiz nova cirurgia, desta vez numa clínica particular, o médico que me operou garantiu-me que ficaria sem estabismo nenhum, assim sucedeu durante uns 3 ou 4 anos, usei lentes de contacto, foi a fase melhor da minha vida, sem qualquer dúvida. Passados esses 3 ou 4 anos o olho que foi operado começou novamente a desviar, desta vez tem um desvio mais divergente e penso que vertical, o desvio não é muito grande, mas é o suficiente para não poder voltar a usar lentes de contacto e voltar a ter vergonha de olhar directamente nos olhos das pessoas. Os médicos que me observaram depois, desvalorizaram o estrabismo que agora possuo. Gostaria de saber se alguém conhece um caso parecido, que tenha conseguido resolver totalmente o estrabismo, com cirurgia? O que me aconselham a fazer?
sada1@inbox.com

Olá colega,

Tenho 25 anos, e como é obvio sinto-me incomodada por no meu olho direito ter um pequeno desvio. Fiz a ciurgia ao estrabismo já por duas vezes, e tenho melhorado. Estou a ser acompanhada pelo médico Dr. Mário Silva (Centro Ciurgico de Coimbra) e de facto tem corrido mesmo bem as ciurgias que lá tenho feito. Espero poder ter ajudado em alguma coisa.

Bjinhos

Sandra Silva

Tenho 42 anos e sou estrábica desde os 16. Quando surgiu o estrabismo, procurei uma ortoptista em Brasília, a única na época, que me disse que nada podia ser feito, pois eu já era adulta; estava com toda a constituição física formada. Três anos depois, consultei uma outra que disse que meu estrabismo é muito pequeno e que não aconselharia a cirurgia, pois de estrabismo convergente poderia passar a divergente, o que segundo ela, era esteticamente pior. Para completar, sou míope, o que torna o estrabismo mais visivel quando estou de óculos e, nesse caso, não consigo ver de perto. É um drama. Este ano, me indicaram uma oftamologista em Brasília que me disse que "dá para fazer" e que não vai ficar divergente não. Pode não dar certo e ficar na mesma. Estou em dúvida, se faço ou não. Também, como a maioria das pessoas que se manifestaram, tenho vergonha de olhar nos olhos das pessoas e odeio sair em fotografias. Meus amigos dizem que é imperceptível, mas sei que é para me agradar, pois eu percebo. Gostaria de ouvir a opinião dos que fizeram. Positivas e negativas.
Muito obrigada. Maria dos Anjos

olá maria f dos anjos eu tbm possuia estrabismo ate os meus 20 anos eu tinha um estrabismo vertical e para os lados na primeira cirurgia que eu fiz a medica operou os meus dois olhos para corrigir o estrabismo vertical seis meses depois eu voltei pra corrigir o desvio para os lados nesse caso deu um pouco de trabalho eu nao vi nenhum resultado com mais seis meses eu voltei e fiz mais uma no mesmo olho foi ai que eu vi a melhora algumas pessoas nao conseguem melhora na primeira cirurgia que foi o meu caso eu fiz tres cirurgia em um so olho pois eu tinha os musculos dos olhos muito fraco foi ai que amedica decidiu fortalecer apenas em um olho so .eu aconselho vc afazer as pessoa que faziam o tratamento comigo na epoca estao todas satisfeitas com o resultado eu fiz aki em salvadou com uma otima medica chamada iracema

tenho 25 anos.sofro de estrabismo convergente no olho direito desde o nascimento.tenho interece de fazer a cirurgia.você que ja fez por favor me conte como foi?.qual a sua idade quando fez a cirurgia .quantas vezes foi nescessária a cirurgia para você ficar bom.

a cirurgia é muito simples meu filho fez e ficou perfeito, fazem anestesia geral, vc nao vê nada , fica com o olho veremlho poucos dias nao pode ir na piscina mas passa, depois de uns dias, é fantastica.
te aconselho a fazer fica perfeito.

Nossa, sinceramente invejei muito o sucesso da cirugia deste rapaz. Porque eu a fiz há três anos atrás, com 20 anos e apesar de meu estrabismo não ser muito acentuado, não surtiu resultado. Na verdade, a primeira cirugia foi um verdadeiro desastre. O globo ocular perdeu o foco competamente, ficou muito pior que o natural, saiu de órbita e tive que voltar correndo pra mesa de cirugia depois de menos de um dia da operação.Então nos primeiros meses até notei alguma pouca melhora, mas agora não mais, e o médico me disse que é essa a tendência do estrabismo...voltar ao equilíbrio, ou melhor, ao desequilíbrio inicial. Sinceramente fico feliz que existam outras pessoas com o mesmo trauma que o meu, porque somente quem sofre disso pode saber o quão traumático o é. Tento não me afetar com isso mais, porque sei que não vai adiantar, mas não se passa um segundo sequer que não pense nisso..é tão difícil que não nunca consegui falar sobre isso com ninguém. Nossa, já tentei inúmeras vezes, com os mais próximos amigos ... simplesmente travo. Não consigo.

oi tudo bem? Me chamo Marluce tenho 19 anos fiz a cirurgia de estrabismo a dois anos atras com um profissional maravilhoso. A cirurgia é super simples, anestesia local, num dói nada e a recuperação é bem rápida.
Eu sofri muito, não tinha coragem de olhar para aquilo que mais admiro numa pessoa os olhos. Hj me sinto bem melhor, meu olho ficou perfeito e detalhe só fiz uma cirurgia graças a Deus.
Se quer um conselho faça não ira se arrepender de nada e te deixara muito mais feliz...
Porém não deixe de ser feliz por que vc num é um olho, é muito mais que isso, é um ser especial, se não fosse não estaria aqui. Ter uma deficiencia num faz de uma pessoa um ser incapaz, pelo contrario o torna simplesmente especial. Não deixe um pequeno desvio ocular estragar sua vida, pois a vida certamente é muito mais que isso, foi por isso que Deus deu seu unico filho pra morrer por nós, é porque nos ama, e se nos ama nos aceita do jeito que somos e quer nos ver feliz.

Ola fiz a cirurgia de estrabismo no dia 09.02.2010, a recuperação não é tão rapida, o resultado ficou bom, mais depois da cirurgia estou vendo duas coisas e hj dia 26.03.10 o meu olho ainda esta bastante vermelho, no canto, direito, voltei ao oculista ele disse que é porque meu olho esta seco, e o problema de ficar vendo as duas imagens ele disse que com o passar dos meses isso vai acabar, mais estou bastante preocupada, se alguém fez essa cirurgia e passou pelo mesmo problema que eu por favor me mandar um e-mail..."cachosdourados_26@hotmail.com" Obrigada.

Tenho 28 anos e descobri o estrabismo convergente do olho direito aos 4 anos.Usei óculos e tampão até fazer uma cirurgia aos nove anos mas notei pouquissima diferença.Essa semana fui fazer uma nova consulta com outra médica e ela disse que posso fazer outra cirurgia porém nos dois olhos.Nunca tive estrabismo no olho esquerdo e fiquei preocupada mas ela disse que todo estrabismo é bilateral,foi aí que assombrei.Outra situação difícil tem sido encarar a ambliopia pois todo artigo que li diz que afeta a visão tridimensional destruindo assim meus sonhos de cirurgiã que vim cobiçando com a proximidade de minha formatura em veterinária.Apesar do grau de hipermeotropia do olho estrábico ser grande, consigo enxergar com este e isto me mantem confiante.Mas me preocupo...Devo mesmo operar os dois olhos?Qual o risco desta cirurgia?

Se você tem estabismo em um só olho, vc não precisa de forma alguma operar o outro... nem todo estrabismo é bilateral...e operando o olho certo pode piorar ainda mais a situação!

Tenho 39 anos e na infância sempre usei óculos; só aos 22 anos, fiz uma cirurgia para corrigir o estrbismo convergente,e no ano seguinte fiz a segunda cirurgia que apenas deu mais movimento.Mas ao encarar um espelho o olho volta pro cantinho.Uma terceira cirurgia poderia corrigir ou tornaria o estrabismo divergente, conforme preveniu uma oftalmologista?

Neste caso, poderia tornar o estrabismo divergente.
Abraços ,
Lucia(médica)

Descobrimos que meu filho tem estrabismo este ano, ele tem 4 anos no inicio nos achavamos que não era estrabismo pois era muito pouco quase imperceptivel e poucas vezes aparecia apesar de histórico familiar. Consultamos vários médicos cada um com diagnósticos diferentes e apesar de muito receio iniciamos o tratamento aconselhado pela médica que sentimos mais confiança. São tantos medos e tanta ansiedade que as coisas aconteçam, mas nunca são do jeito que gostariamos. Apos o inicio do tratamento com oculos e tampão o olho dele esta entortando muito mais, somente quando ele esta sem oculos e tampão. A médica a principio disse que o caso dele jamais seria cirurgico, depois da ultima consulta ela nos informou que o que esta acontecendo é normal e que ele pode usar oculos até ficar adulto e que pode acontecer uma cirurgia para a correção. Já fazem nove meses que meu filho esta fazendo este tratamento graças a Deus ele aceitou bem o tratamento, porem eu gostaria que ele não precisace passar por nada disto.
Estou sem saber o que fazer gostaria de trocar experiencias com pessoas que passou ou passam por este problema. Como saber se este é o melhor tratamento? Quando devo pensar em trocar de medico?

Tenho um filho que tambem tem estrabismo,a primeira vez que levamos ele a um medico ele tirou sarro da nossa cara e disse que a gente procurava problemas na criança,isso qdo ele tinha um ano.Depois de dois anos levamos novamente e realmente ficou constatado que ele tinha.Começou o tratamento com o tampao mas ele nao aceitou,agora ele esta com cinco anos e vou tentar fazer o tratamento de novo pois eu sei que qdo ele ficar adulto ele vai cobrar isso de mim.E o que eu mais quero na vida e ver ele com o olho perfeito,porque nos que somos maes queruemos que tudo seja perfeito em nossos filhos

Meu filho também tem estrabismo desde os 2 anos de idade, hoje ele tem 4 anos e usa óculos e tampão. Sei que é muito chato esse tratamento mas não tem jeito. Temos que aproveitar que eles são novos e a chance de recuperar é maior. Ele troca de óculos de 6 em 6 meses e faz exercícios ortópticos. Está tendo uma melhora significativa. boa sorte com seu filho e não desiste do tratamento não, pois não tem outro jeito para melhorar.
Abraços.

Não sei se vou t ajudar muito, mas procure outros medicos pois sua medica esta confusa, não estou duvidando de sua competencia mas acontece. quando tinha sete anos meus pais procuraram um tratamento para o estrabismo sendo que eu nasci com ele, o medico tratou com tampão disse q em um mês seria suficiente, não houve diferença, recomendou mais um mês, nisso fiquei três meses usando, meus pais sem muita instrução na epoca ouviram o medico q disse q não precisaria de cirurgia só o tampão iria resolver. aos 15 anos resolvi trocar a festa de 15 anos pela cirurgia, procuramos varios medicos, e na epoca minha cirurgia foi muito barata e valeu a pena, corrigi esteticamente mas minha visão(direito) não é boa. tenho 22 anos.

Desde bem pequena meus pais perceberam meu estrabismo convergente (olho voltado para dentro) ... convivi com isso desde meus 18 anos, cansada dessa situação, tomei coragem e fiz a cirurgia.
Já faz 5 anos. Logico que a visão não é 100%, uso oculos as vezes.
mas a cirurgia foi nos 2 olhos.
o mais dificil foi a recuperação, precisei fazer fisioterapia (exercicios chatos), enchergava 2 coisas na minha frente.. rsrs
Tem dias que percebo um pequeno desvio divergente , isso as vezes me incomoda, tenho medo de precisar fazer outra cirurgia.
Mas hoje em dia n tenho mais vergonha de olhar para as pessoas, descobri que amo fotos
Se vc puder fazer a cirurgia, faz sim
vai melhorar seu modo de vida!!!

Oiiê .. me chamo Angélica tenho 18 anos e tenho estrabismo convergente de nascença (tanto faz ser no esquerdo ou no direito)) .. fix minha primeira cirurgia nos dois olhos com 3 anos de idade e não adiantou nada .. com 5 anos fix mais outra cirurgia nos dois olhos que tambem nao melhorou .. aos 7 fix novamente nos dois olhos que melhoraram cerca de 35% .. e a ultima que fix foi com 10 anos tb nos dois olhos i mais uma vez nao obtive o resultado que queria mas melhorou cerca de 70 a 80 % ... ao todo foram 8 cirurgiias(( 4 em cada olho)) e nao consegui ficar beem realmente .. a minha oftalmologista disse q nao iria mais fazer cirurgia em mim por um tempo e que meu estrabismo era mto rebelde .. pq ja tinha feito varias i nao tinha sido tao bem sucedida .. fix tratamento com exercicios mas tb nao deu mto resultados .. hj uso oculos pra disfarça um pouco do meu estrabismo porem ainda olho i sinto no meu olhar quando olho e os dois estao certos e qnd um ta diferente do outro .. i isso é mto ruim! Mas aprendii a lhe dar com isso apesar de ser motivo as vezes de graça tenho amigos que me dao força!

Gostaria de sabeer porque é tao dificil ((pelo menus no meu caso)) eu melhorar .. os exercicios i os oculos nao ajudam .. tô buscando fazer uma nova cirurgia será que eu posso?! quais os ricos!? existe outra maneira de melhorar?!

Meu nome é Tatiene, tenho 14 anos e tenho estrabismo convergente. Quando eu era bebe comecei a ficar estrábica e meus pais me levarão ao medico ele disse q o meu estrabismo era passageiro q é comum em alguns bebes por conta da luz q durante algum tempo "entortam" os olhos. Como ele disse o estrabismo passou, mas quando eu tinha 2 anos e meio o estrabismo voltou meus pais me levaram ao medico, mas dessa vez não era passageiro comecei então a usar óculos meus pais perguntaram se eu podia fazer a cirurgia, mas os medicos diziam q eu era muito nova. Agora percebo q se eu tivesse feito a cirurgia mais nova não iria ter minha visão prejudicada. Eu enxergo relativamente bem do olho direito (o olho estrábico) com o oculos, mas quando tiro ele sinto a vista um pouco embaçada bem pouco tbm sinto q não enxergo com os dois olhos ao msm tempo e q a imagem q eu vejo no olho estrábico é diferente do olho correto.
Em toda minha vida sempre fui zuada por ser estrábica e por usar oculos eu quero muito fazer a cirurgia acabar com esse problema que me incomoda tanto. Eu não tenho medo pq sei q tem anestesia só tenho medo de fazer a cirurgia e o estrabismo voltar ou pior ele se tornar divergente.
Mas eu tenho fé em Deus e Ele vai me ajudar!

olha eu fiz a cirurgia tem dez dias e ja nota a diferença meu olho estar perfeito o meu medico me garantiu q nao volta .eu te aconselho a fazer. o meu resultado foi cem por cento e é muito rapido nao doe nada depois da cirurgia teu olho vai ficar bem vermelho e inchado por dois dias mais isso passa e vai ficar perfeito, só tem é que fazer com um bom médico especialista nesse caso.

Olá tenho 25 anos e de uns 2 anos para cá tenho notado certo desconforto ocular, sou míope e a miopia piorou muito nos ultimos 3 anos. de 1 grau foi para 3,5. Sofro de um tipo raro de estrabismo vertical associado com horizontal. Meu desconforto é pelo estrabismo vertical visto que as vezes vejo duas imagens verticalmente e tenho um pouco de dificuldade de elevação do olho. Sinto perder o tônus muscular do olho esquerdo fui ao médico e ele disse que não tem solução, tenho uns 12 graus de estrabismo horizontal. Receitou-me óculos com primas pois tenho sofrido de visão dupla que por sinal embaralha demais a visão, Eu peno demais nos estudos. Fiz tratamento ortóptico na infância meu olho desviava para cima e com o tratamento o olho voltou ao eixo correto para mim minha visã era perfeita. Porém hoje sinto a vista estar ficando progressivamente mais fraca a cada mês que passa. Se o grau de miopia desatualiza eu sinto arder, doer e duplicar severamente, as vezes me pego fechando um olho para fazer as coisas. Alguém sofre de algo parecido. Abraços a todos.

Sou o Wilson, tenho 18 anos e vivo em Portugal. Sou estrábico desde que nasci. Como sabem isso é incomodo pois quando duas pessoas conversam olham-se nos olhos e isso baixa a nossa auto-estima. No momento que escrevi este texto eram 05:34 horas em Portugal. Eu vou fazer a operação hoje, ás 13:30, e por isso decidi fazer uma pesquisa no Google sobre o estrabismo e se haviam riscos. Leiam esta página, fala muito bem sobre o estrabismo, riscos, causas e curas.

http://www.pchelp.srv.br/estrabismo/info.html

Desejem-me sorte, depois passo aqui a contar a minha experiência :)

Olá Gostaria de saber o melhor lugar para fazer a cirurgia de estrabismo,tenho convenio mais não consigo obter informações sobre a cirurgia,gostaria tambem saber o valor da cirurgia.Agradeço

Olá o melhor lugar para fazer a cirurgia fica em Presidente Prudente no Hospital Universitário, é o unico lugar no Brasil onde faz a cirurgia Monocular (somente no olho torto). Esse médico pratica essa cirurgia desde 2000 e foi uma mudança total no modo de tratar o estrabismo. O Hospital não tem convenio mais você pode fazer pelo SUS. Caso tenha condições a operação custa em média R$ 8.000,00. Maiores informções entre em contato com o própio Dr. Edmilson Gigante.

Mentira. Qualquer local do Brasil onde tenha um especialista em estrabismo (consulte o site do Centro Brasiliero de Estrabismo- CBE) pode fazer cirurgia a que o Dr Gigante faz, e que não é invenção sua.

As afirmações do Dr. Gigante são falsas. Há muito tempo faz-se cirurgia com números maiores que 5 mm de recuo ou ressecção de um músculo extra-ocular, tanto no Brasil como no exterior. Inclusive existe em revistas médicas várias publicações abordando o assunto. Portanto nenhum paradigma foi desafiado. Todas as vezes que o Dr Gigante apresentou seu trabalho em Congressos Médicos sempre foi contestado pelos especialistas em estrabismo. O Dr Gigante inclusive tinha conhecimento das outras publicações sobre o assunto, portanto a sua divulgação em imprensa leiga é desonesta, anti-ética e imoral.

Isto mesmo: não houve nenhum paradigma desafiado!

Técnicas utilizando recuos e ressecções acima de 5mm é comum nas cirurgias.

E a opção por operar os dois olhos se dá porque dessa maneira, diminui-se as chances de causar limitações de movimentos do olho operado causadas justamente por recuos e ressecções amplos.

Ola, tenho 28 anos, e desde os 10 tenho estrabismo divergente no olho esquerdo, mas com esse olho estou totaolmente cega, gostaria de saber se no RS, quais cidades,tem esse tipo de cirurgia ,quanto custa e se é valida para caso,

muito obrigada.

Custa aproximadamente uns 3500 reais. Depende do seu desvio e quanto vc enxerga com esse olho. O médico também avaliará a idade.

Olá ..
tenho 20 anos, estou prestes a realizar a cirurgia de correção do estrabismo, pois sofro des dos tres anos de idade com isso..mais estou com um pouco de medo em fazer a cirurgia.
gostaria de saber quais são os riscos, se tem possibilidade de não ficar perfeito, de prejudicar a minha visão. as duvidas são varias, gotaria mto q alguem me ajudaçe esclareçendo-as. assim ficaria mais tranquila em realizar a cirurgia..
obrigada .
aguardo anciosa alguma resposta..

Fique tranquila!

Os riscos de uma cirurgia de estrabismo: são mínimos.

Chances de não dar certo:toda cirurgia tem 50% de chance de dar certo, 50% de não dar; mas tenho 24 anos de experiência na área e a porcentagem de cirurgias que não deram certo foram menos de 10%.

Visão: a cirurgia mexe nos músculos que estão fixados na parte externa do globo ocular, sua visão está preservada pois depende da retina- parte interna do globo.

Olá, tenho 21 anos e fiz uma cirurgia de estrabismo! O caso é que quando com 11 anos eu contraí toxocariase no olho direito, com o passar do tempo perdi a frequencia dessa vista e fiquei estrabico dela, mesmo sendo uma cirurgia de estetica, fiz e ainda estou estrabico, o medico disse que nao da pra fazer outra, ainda nao consultei outro oftalmologista! Sera que tem solução? Pois se eu empurrar o olho na direçao certa, ate a visao dupla desaparece! Aguem me responda por favor!!!!!!!!

olá amigo. existe sim solução para o seu problema! vai ai uma dica de amigo falow, existe em Ribeirão Preto um centro oftalmologico especializado tb neste caso, é o instituto do olho Dr. Reynaldo Resende, o fone é (16)37978777. Ligue agende uma consulta e então vera o quanto profissionalismo e equipamentos de uma geração existe no instituto.

Eu tenho um problema de estrabismo num olho só!!!
eu queria saber como fazer essa cirugia?
é a leise ?
ocorre algum risco ?
tenho um pouco de medo.
qual é o preço?
eu presiso saber pois sofro muito com isto.

Ola, tambem tinha este pequeno problema, no meu caso, ja nasci com estrabismo, mas não tinha nenhum problema de visão,só o desvio mesmo. Fiz a cirugia para a correção, na verdade, a cirugia em si, não tem nada a ver com o grau de visão, é uma cirugia em que se alteram os musculos nos cantos dos olhos, é uma cirugia simples, 30 minutos em media a demora, com anestesia local, recuperação de 15 dias. No caso fiz em florianopolis, custou 4.500 reais. Custei pra levantar esse dinheiro, mas para quem tem esse problema, sabe que esse preço é até pequeno, em relação a baixa estima e encomodo que isto causa. Na infancia e adolescencia, eu era, gordo, dentuço e estrabico , da pra imaginar?Ao longo da vida, conssegui ficar do jeito que quis. Arrumei os dentes, fiquei com um corpo legal, e os olhos estão perfeitos. Na verdade passei por muitas situaçoes deprimentes e deploraveis por conta destes problemas. Hoje acho que tudo valeu a pena, por situação propria vivida, aprendi a respeitar com sinceridade a todas as pessoas com pequenos ou grandes defeitos, aprendi a enxergar as pessoas de uma outra maneira, e isso é maravilhoso. No mais, entendi que as pessoas que tiram sarro de uma outra pessoas por conta destas coisas, estas sim, tem um grande problema na vida, são vazias e o fazem para ter algum tipo de atenção de outras pessoas vazias. Para quem esta com este problema, corra atraz da solução.

ola eu so extrabico do olho direito mas eu vou fazer uma sirurgia dia 18/09/2010,nossa!! estou muito ancioso e com um pouco de medo ne,mas sabe como é ne,é... vai me custar 2,5000,00 reais.achei barato,moro no estado do rio de janeiro teresopolis serto.bom ...sempre tive vergonha de olhar para as pessoas ,nao tiro fotos a nao ser de oculos escruros,nao tenho namorada e sempre tive dificuldades de arrumar por conta da vergonha que é vc olhar para uma garotam,e olha que eu ja tenho 28 anos e espero que isso mude pois me sinto muito sosinho.nao por conta de amigos mas de uma namorada,tenho tanta vontade de namorar uma garota,fico vendo os meus amigos com suas namoradas e eu fico so na vontade de ter.mas espero que depois da sirugia isso mude e se deus quiser e ele quer tudo vai correr bem.bom obrigado pela atençao de todos valew fui!!

Páginas



1 a 50 de 51