Está aqui

Verdadeiro Olhar - blog de Sérgio Gonçalves

CEGOS/RACISMO

por Sérgio Gonçalves

Olá, ao iniciar a minha participação neste espaço, gostava de falar um pouco sobre os cegos e o racismo.
Será que pelo facto de sermos cegos, também somos alvo de algum tipo de discriminação?
Pela experiência que tenho, leva-me a dizer que realmente ha racismo para connosco.
Em vários locais por onde vou passando, vou sentindo que as pessoas mostram claramente a sua indiferença para o facto de se confrontarem com uma pessoa diferente.
Gostava também de ouvir mais opiniões sobre este tema sempre actual.

Comentários

anacristina
Olá, isto é, infelizmente um tema muito actual, pois no dia-a-dia sofremos estes grandes choques. Ou porque não nos aceitam no local de trabalho, ou porque vamos nas ruas e somos totalmente diferentes dos outros... mas temos de mostrar que apesar de tudo somos iguais, que temos sentimentos e não nos podemos deixar rebaixar.

anacristina

Viva Ana, claro que não nos devemos rebaixar perante essas pessoas, mas quantas vezes vemos que as críticas, as incompreenções, e descriminações, veem do nosso próprio meio?
Cumprimentos.

Sérgio Gonçalves

anacristina
Isto acontece até com as famílias, até por mais que nos custe. Talvez ainda nos custe mais saber que esta é a realidade, mas temos de mostrar que as coisas não são assinm.

anacristina

Sim, concordo com vocês!
Há sim uma grande discriminação com as pessoas deficientes visuais.
Mas isso não acontece apenas conosco.
A tendência é discriminar tudo o que é diferente.
Se a pessoa é muito magra, ou muito gorda, ou muito alta, ou muito baixa, ou cadeirante, ou se usa uma bengala branca, enfim, se apresenta alguma coisa diferente do que é dito "normal" sofre discriminação.
Mas pensando bem, o que é ser normal?
Será que nós, só porque não podemos ver deixamos de o ser?
Acredito que não.
Somos tão normais como qualquer pessoa pois sentimos, sofremos, choramos, rimos, somos alegres ou tristes, trabalhamos, estudamos, conversamos, interagimos com a sociedade, enfim, somos cidadãos como todo mundo.
Penso que no passado a discriminação era muito maior, e que agora, com tanta divulgação das inúmeras atividades nas diversas áreas como esportes, trabalho, música, mostrando que o deficiente é capaz, a discriminação diminuiu um pouco.
Mas ainda há muito por fazer.
E será que não depende um pouco de nós lutar para que a aceitação da pessoa deficiente seja cada vez maior?

O pior é chegarmos à conclusão que aqueles s que são discriminados, eles próprios tb discriminam. Os cegos têm a interessante característica de serem eles próprios racistas. E falo de racismo no verdadeiro sentido da palavra, ou seja, há cegos que não gostam de negros simplesmente porque são "pretos". É triste verificar que, na realidade, o sofrimento não ensina as pessoas a serem melhores. Ensina-as sim a tornarem-se os algozes das próximas vítimas!
Tadeu www.lerparaver.com/tadeu

Olá!
Infelizmente, o que acabas de dizer é verdade. Muitos cegos, simplesmente pelo facto de saberem qe aquela pessoa é de cor diferente, afastam-se dela! Já fui ajudado, convivi e sou amigo de muitas dessas pessoas discriminadas, e não me arrependo de tal. Somos todos iguais, apenas de origens, países, etnias diferentes, mas somos todos seres humanos, com os seus defeitos e qualidades, e isso para mim é o mais importante!

Tiago Duarte

Olá Tadeu

Eu não sou cega, nem tenho qualquer tipo de deficiência, mas realmente acho um pouco surrealista encontrar pessoas que são discriminadas no dia a dia e que, por seu lado, rejeitem outras pessoas por causa de puros preconceitos.

A minha infância e adolescência foram bastante dolorosas e aprendi a mágoa de se sentir isolada e rejeitada. Hoje fiquei com esse ensinamento e não tenho tendência para rejeitar os outros (mesmo as pessoas que me fizeram mal, ou com quem não me identifico.)

Pessoalmente, eu reconheço a igualdade de direitos e deveres a todos, como seres humanos, mas gosto tanto de ver as diferenças! A partir do momento em que não estejam a prejudicar ninguém, admiro profundamente aquelas pessoas que seguem determinado caminho, porque sabem que esse é o caminho certo para elas, mesmo que a maioria (felizmente, não todos!) as façam sentir mal e as rejeitem. É preciso muita coragem para ousar ser diferente e lutar por assim ser.

Eu acho que ser diferente é uma riqueza que infelizmente poucos valorizam.

Talvez nos entendêssemos melhor se assim pensássemos.

Beijinhos
Cristina

anacristina
Ainda bem que no trabalho as pessoas com algumas limitações já podem trabalhar, mas infelizmente uma pessoa amiga contou-me um episódio que me deixou a pensar.
Era informático, uma das pessoas mais competentes mas o patrão disse-lhe que tinha de se ir embora, que tinha muita pena mas que era impossível ele continuar a trabalhar pelo facto de ser cego.
Isto é racismo. Eestes episódios acontecem no nosso dia-a-dia.

anacristina