Está aqui

Cegos - Sócrates reconhece problema com listas de espera

por Lerparaver

O primeiro-ministro informou a oposição de que há um grupo de trabalho a estudar o assunto.

Sócrates reconhece problema com listas de espera

O Governo foi hoje confrontado com o escândalo de haver cento e cinquenta mil portugueses cegos, ou quase cegos, sem acesso aos hospitais públicos, denunciado pela TVI esta segunda-feira. José Sócrates reconheceu que existe um problema e informou a oposição de que há um grupo de trabalho a estudar o assunto.

Tudo devido ao grande êxodo de doentes portugueses para Cuba. Quatro câmaras municipais abraçaram já a ideia de resolver as listas de espera de oftalmologia, no país de Fidel Castro.

Os cegos do Alandroal e Aljezur já têm viagem marcada e o presidente da Câmara de Santarém, Moita Flores, também está interessado no projecto. Em Cuba já foram operados 150 doentes do Algarve.

Fonte: http://www.tvi.iol.pt/informacao/noticia.php?id=930069#

Comentários

Mais uma vez se têm que fazer um grupo de trabalho!

Para resolver um problema que já tem muito tempo.

Só em Portugal

maciel

Onde páram os médicos?

Se entram todos os anos 1.000 candidatos com médias de 19 e 20 para as Faculdades de Medicina, onde é que eles páram. Será que ficam todos por Lisboa, Porto e Coimbra?

É vergonhoso !! :-(

Temos tantos médicos, todos anos saem mais médicos especializados, e ainda por cima vamos buscar médicos à espanha ?? Pra quê ??
Outro gramde problema, são as listas de espera prolongadas, em que se chega ao cúmulo de se ter de esperar 2 a 3 anos por uma operação ... !!
Temos capacidades pra isso ... mas pq é que eles (os médicos cirurgicos), não metem as mãos à obra e fazem um X de operações por dia ??
E claro faz isso em todos os hospitais do país com capacidade pra tal ... e as filas de espera desciam drásticamente ... !!
Mas enfim ... dão-se à preguiça e as politiquisses pelo meio só atrapalham .... !!

Qual o interesse das câmaras Municipais em mandar pessoas para Cuba? Não temos bons médicos em Portugal, em França, nos Estados Unidos?
150 cegos algarvios operados? Com ou sem êxito? onde estão eles, os seus depoimentos? porque isso não é divulgado se é verdade? Essas pessoas deviam vir a público para que acreditássemos!

Há várias razões para enviar as pessoas com um certa idade, acima dos 65 anos, a Cuba. Basta ver que na sua maioria são idosos, de parcos recursos económicos vivendo em zonas desertificadas. As cataratas se forem removidas no início da sua formação leva a que o paciente fique a ver, se se deixar passar demasiado tempo, então aí, nem sequer a ida a Cuba salva os olhos dos idosos do interior.

Porém, e tenho a impressão que o sistema de saúde cubano tem feito «milagres» nalgumas áreas bem específicas, caso da visão mas também noutra área que pouco é falada, mas que os resultados estão patentes nos poucos casos que têm vindo a público. Trata-se das Paralisias Cerebrais. A estimulação realizada em Cuba tem dado os seus frutos, tornando as crianças que lá vão, um pouco mais autónomas a nível de movimentos.