Está aqui

- blog de Anacristina

carta para o menino Jesus

por Anacristina

Desculpem, sei que não é um texto muito dedicado à deficiência visual, mas também retrata um pouco. Este texto é de minha autoria, li-o na escola no dia da festa de Natal e agora gostava de o pôr aqui... espero que gostem.

Carta para o Menino Jesus

Olá, meu nome é Ana. Desculpa incomodar, mas sou apenas uma rapariga humilde que te quer pedir alguns favores. Assim, peço-Te que leias estas linhas e percebas que aquilo que Te peço é com toda a sinceridade.
Estou na Escola Secundária Rodrigues de Freitas e penso que todos nós necessitamos de uma ajuda Tua.
Peço-Te que as descriminações dentro e fora desta escola acabem. Infelizmente sinto que por ser cega, por vezes alguns alunos são muito injustos comigo. Fá-los ver que eu sou de carne e osso como eles, que tenho tanto direito a aprender como eles, que tenho tanto direito a andar pelos corredores como eles. A escola é um espaço para cegos, normovisuais, deficientes mentais ou não. Porquê a diferença, Menino Jesus? Se és o Menino Jesus que tudo vê, por favor abre-lhes os olhos, a mentalidade, e acende-lhes não a chama da maldade, mas a chama do amor. Acredita, todos nós precisamos!
Aqueles que trabalham nesta escola pelo bem-estar dos alunos, que recebam uma bênção, que nunca desistam daquilo que fazem. Recompensa-os com alegria e não com aqueles que lhes querem tirar o lugar.
Por fim, ajuda aqueles que estão a trabalhar nas obras desta escola, para que tenhamos melhores instalações, para que uma pessoa cega possa caminhar por toda a escola sem perigos. Olha para as escadas ao pé dos Campos de Educação Física, para os pisos irregulares, pelas barreiras espalhadas por toda a casa. Será o melhor para nós? E haverá necessidade de tantas barreiras? Algumas são arquitectónicas, mas outras têm solução. E porquê tantas escadas? Não Te parece que se aparecer um aluno de cadeira de rodas que vai ser impossível para ele se movimentar? Ou vai ser mais um caso aparte, só porque ele anda de cadeira de rodas?
Desculpa… mas no princípio desta carta disse-Te que ia ser sincera. Assim, espero que não te ofendas com algumas palavras mais duras.

Um abraço com toda a devoção

Ana Cristina

Comentários

Olá Ana Cristina sou o Marciel e acho que te conheço pessoalmente de quando estive no s. Manuel acho que és tu...
Ainda eras tu pequenina foi há 11 anos que estive lá...
Mas se estou enganado desde já te peço desculpa.

E isto só para te dizer que não te deiches ir abaixo com as atitudes que os mais novos têm em relação ati. Vai enfrente e vais ver que vais conseguir passar essa barreira

Comprimentos Marciel

maciel

olá, marciel.
Sim, penso que te conheço pessoalmente, andaste no S. Manuel com o Sérgio. Ainda era pequenina... ainda lá estou!
Que fazes agora?
Manda-me o teu e-mail, se quiseres e manda-me o teu endereço do MSN.

anacristina

Ana Cristina,
Apreciei bastante a tua carta aberta e estou certa de que terá sido escutada pelo destinatário certo, quando foi redigida e divulgada e depois de ecoar no espírito de todo aquele que a lê. No entanto, pergunto se não querias encaminhá-la, ainda que anonimamente para a Praça da Alegria, onde tem sido levada a cabo a maior campanha de sempre, em favor da integração dos portadores de quaisquer deficiências, inclusivamente um Amigo meu tem lá ido, de vez em quando, como convidado. Não queres tentar lançar esses dados para o Jorge Gabriel, ou para o Hélder Reis, tão sensíveis a estas causas? Coragem, miúda e envia logo essa carta, o quanto antes, nada tens a perder, creio bem! Tens o meu apoio e total insentivo!
beijo,
Ana

Olá Ana!

Olha, acho que deves encaminhar esta carta para programas como Praça da Alegria, Você na tv e outros similares, contando os problemas com mais pormenor. Temos que ir à luta e não nos deixar abater por estas coisas.

Como já escrevi em comentários a artigos teus neste blog, também senti na pele este tipo de descriminação, e ainda sinto por vezes. E faz como eu! Pensa que por vezes isso nos faz crescer interiormente, pois é através das barreiras que ganhamos força para lutar, ou pelo menos deveríamos. Porque repara, se não tivéssemos obstáculos na nossa vida, qual era o nosso objectivo?Será que valia a pena viver?

Pode ser duro o que te estou a dizer, Ana, mas infelizmente é a grande realidade.

Actualmente, estou em busca de um emprego, que seria o primeiro nestes 27 anos de vida, e isso está a ser muito difícil. Confesso que por vezes sinto-me frustrado e pergunto-me se vale a pena ainda procurar, no meio de tantos obstáculos, mas a minha força interior, o apoio de amigos, família, etc., não me faz baixar os braços. Sei que um dia hei-de conseguir, ou melhor, se não caminhar em frente não consigo de certeza.

Por isso, amiga, e permite-me tratar-te assim, vai em frente e encontra no infinito do teu ser, à tua volta, ajuda, apoio. Por vezes, através de uma palavra, a nossa vida dá uma grande volta.

No que te puder ajudar, conta comigo.

Beijos.
Tiago Duarte

Tiago Duarte

Agradeço-te mais uma vez por teres escrito para o meu blog.
É verdade aquilo que dizes, mesmo que seja a coisa mais dura de sempre. Sem barreiras, a vida também não servia para nada. Temos de ter força... porque eu sei que tive muita, muita, muita força até hoje. Acho eu. Verti lágrimas por quem não mereceu, chatiei-me com quem não mereceu o tempo perdido, amei quem não devia amar... se é que posso falar assim. E aqueles que amei... nem é bom falar... uns acabaram por me iludir, depois... a descoberta de que tudo era uma farsa, apenas queriam a minha exploração... e aí foi, talvez um dos momentos em que fui mesmo muito cruel, talvez. Porque eu sou mesmo assim. Talvez tenha duas personalidades, não te sei explicar bem. Tenho pena até de quem me faz mal! Mas também sou extremamente agressiva. Por isso digo que tenho duas personalidades. E talvez com estes esbarramentos, estas bofetadas na cara ainda me façam mais agressiva. Porque há coisas insopurtáveis. E descobrindo o que vai no instinto de cada um, posso dizer as coisas mais desagradáveis de sempre, com o pensamento de aquele(a) nunca mais se meter, ou me tentar estragar os planos.
Talvez, pelo que já li, sejas assim. e as pessoas talvez nos odeiem por causa disso. Mas paciência. Eu já cheguei a dizer que quem gostar de mim verdadeiramente nunca, mas nunca vai deixar de gostar de mim por ser assim. Por ser cega ou por ser demasiado frontal. E quando vejo alguém deixar de falar comigo por causa disso, olho para o meu interior e digo:
- este nunca foi verdadeiro amigo.
E quando vejo um amigo dizer "Ana, tens de te corrigir!", repreender-me, mas continuar a meu lado aí já é totalmente diferente.
- este é amigo de verdade.
Gostava de te adicionar ao meu skype e ao mensenger. Quando quiseres, dá-me o teu endereço do MSN. Tu não me consegues adicionar porque o meu endereço não está confirmado e não o sei confirmar... mas eu consigo adicionar-te.
De qualquer forma, aqui fica o meu skype:
acac8800

anacristina

Olá Ana!

Obrigado pela tua resposta.

Não podemos desistir de lutar, amiga!

Olha, já te adicionei no skype. Se ainda tiveres aí o mail no qual tinhas de confirmar o correio electrónico, posso ajudar-te, ou então ajudo-te a criar outro.

Beijos, e fica bem.

Tiago Duarte

Tiago Duarte

Olá Ana !!
Parabéns pela mensagem, tá simplesmente excelente !! lool
Poderia até ser um texto de reflexão !! loool

Uma mensagem dessas, é pena ficar só pelo lerparaver !! lol
Há tantos programas q falam sobre a deficiencia, a Praça da Alegria, Você na Tv, as tardes da Júlia (aí era excelente !!), ... !!
Com a ajuda de um(a) amigo(a), fazias um pequeno filme, em q lias o texto e pelo meio punhas imagens a ilustrar o que dizes, e depois poderias publicar no Youtube, nos média enviando o link do filme no youtube ... !!
No site do acessodigital e em tantos outros sites ... escrever uma mensagem com o link do filme do youtube e fazer circular pelo mundo fora ... !!
Acho q na rádio clube português, à meia noite, falam sobre a deficiencia, e porque não lá ires ... !! lol
Enfim .... o q não faltam são meios de publicar a mensagem !!

Viver vale a pena, vale a pena lutar e, eu enquanto cidadão e responsável numa associação e num movimento de deficientes, tenho lutado muito para a abolição de barreiras arquitectónicas ... !!

E nunca te arrependas de amar: amar uma pessoa, uma causa ... !! lol

lindaaaaaa mensagem
to com a galera ana vc tem q divulgar esse texto
ta muitooo show rs
apropositofugindo do assunto me desculpe por isso
é q perdi a visao a pouco tempo e ando procurando pessoas pra trocar ideias vo deixar aqui meus contatos me a dd pra gente se fala se vc puder
meu email é palestrino.mv@gmail.com
meu msn é
sakamoto_alex@hotmail.com
espero q q possamos ser amigos
beijinhos

é assim a carta está muito mal, a parte da escola das defeciencias é uma estupidez. isso nem é uma carta para o menino jesus isso é uma carta para o teu c... eu não gostei nada da tua carta. algumas coisas são boas mas outras são as piores. agora se quiseres fazer uma carta para o menino sê mais delicada e usa a cabeça.