Está aqui

Primeiro aniversário associação CabraCega

por Norberto Sousa

Cita à certidão requisitada sob o n° 456/2016 do Registo Nacional das Pessoas Colectivas Lisboa , 2016-05-18 17:03
“CERTIFICO
Que o presente documento contendo seis folhas incluindo esta, reproduz, em conformidade com o original, o acto constitutivo e estatutos, tudo respeitante à Associação "ASSOCIAÇÃO CABRA CEGA" NIPC n° 513990941.
 …”
Quer isto dizer que hoje se comemora o primeiro aniversário da constituição da Associação Cabra Cega, o tiro de partida, dado pelo seu promotor com a preciosa ajuda de alguns amigos,  na contribuição para um mundo melhor, mais justo e solidário.
A Cabra Cega é uma associação sem fins lucrativos que, à semelhança do jogo que lhe dá o nome, tenta dotar os seus beneficiários/utentes de competências que lhes permitam uma inclusão mais fácil e sólida na sociedade, tornando-os sujeitos ativos que conquistam a sua autonomia e independência, por forma a superar as dificuldades inerentes à deficiência visual.
Desta forma, o objetivo da Cabra Cega é disponibilizar às pessoas com deficiência visual, às suas famílias, educadores e à comunidade em geral o conhecimento e as condições necessárias para que toda a pessoa com deficiência visual se adapte à sociedade, com as restrições que lhe são inerentes pela deficiência, considerando a sua individualidade.
Durante este primeiro ano de actividade, muitos foram os obstáculos que fomos enfrentando, muita burocracia, muitos comentários derrotistas de pessoas que dizendo mal das instituições / soluções até então existentes para os seus problemas não encaram a maior diversidade de ofertas como uma mais valia e força para defender as suas causas e direitos.
Já nós seguimos a máxima indicada por Bezerra de menezes que disse: «Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização dos nossos propósitos.”
A primeira dificuldade começou logo por angariar os primeiros associados para constituir os corpos sociais pois infelizmente as pessoas não estão habituadas à luta nem ao comprometimento pessoal. Esta foi a nossa primeira vitória, conseguir os associados suficientes para preencher esses corpos sociais e no primeiro ano duplicar já o número de associados efectivos.
Bem hajam aqueles que aceitaram o desafio de se juntar à luta e quiseram arregaçar as mangas e dar o seu contributo por esta causa seguindo o lema: “Se fores, vai mais longe. Se fizeres, faz melhor. Se sonhares, sonha com o impossível. Se arriscares, arrisca tudo.”
Ainda sem recursos financeiros nem logísticos desenvolvemos algumas acções de sensibilização na promoção da inclusão, da acessibilidade web e digital quer com a construção, ainda que provisória, do site da associação (http://www.associacaocabracega.pt ) que se espera seja um exemplo de acessibilidade e apoio ás pessoas com deficiência visual, quer com palestras e seminários que temos desenvolvido em escolas, empresas e em parcerias com outras instituições.
Temos promovido a informação e divulgação de soluções que vem ajudar ao cumprimento dos objectivos da associação, quer através da nossa newsletter por correio electrónico quer na nossa página do facebook (https://m.facebook.com/associacaocabracega.2016/ ).
Cumprimos o nosso papel cívico de contribuidores activos para o encontro de medidas justas e ajustadas à condição das pessoas com deficiência visual, nomeadamente na participação na consulta pública sobre a criação do MAVI (Movimento de Apoio à Vida independente) promovida pelo INR.
Não deixamos de celebrar ou relembrar as datas importantes para esta causa da deficiência visual como os dias nacionais ou internacionais da deficiência, do Braile, da bengala branca, etc…
Demos apoio informático à distância, via Skype ou controlo remoto, bem como alguma formação informal e ajuda no uso das TIC e das tecnologias adaptativas de apoio.
 Realizámos alguns manuais e formações que esperamos divulgar em breve no nosso novo site de forma a melhor podermos alcançar os nossos objectivos.
Temos uma equipa de trabalho empenhada e disponível para encontrar soluções que ajudem a alcançar os objectivos da Cabra Cega. Neste momento procuramos parcerias que nos permitam aproximar ainda mais das pessoas com deficiência visual e elaborar projectos aliciantes que as possam ajudar a ser autónomas, independentes e bem sucedidas em todas as áreas da sua vida.
Permitam-me que vos reafirme, que não estivemos parados!
O trabalho de sapa, faz-se atrás das trincheiras! Pois bem, estamos preparados, ataquemos o futuro! E o Futuro, são vocês, pessoas com deficiência visual, familiares , educadores, amigos  e pessoas que se preocupam com a equidade e igualdade de direitos das pessoas.
Lanço o desafio para que visitem a nossa página e se juntem a nós para cumprir este novo desígnio!
Associações para todos, exigem e aceitam participação e colaboração de todos.
Contactem-nos, mail: geral@associacaocabracega.pt
Skype: cabracega.assoc
É por tudo isto e por muito mais, que não vos digo porque o discurso vai longo, que me resta renovar os votos de parabéns à Associação Cabra Cega, nas pessoas do João Orlando, do Ricardo Nogueira, da Ana Mafalda Serra, da Ana Cunha, do Rui pereira, da Ana margarida Reis, do Carlos Santos, do Francisco Nogueira, do João de Deus, da isabel Ramos, da Claudia Neves e de todos os outros associados que me tem ajudado a liderar este batalhão.
Muitos Parabéns!
Pedro Nogueira,
promotor e presidente da Associação Cabra Cega
Associação Cabra Cega

Visite-nos em:
www.associacaocabracega.pt
e faça gosto na nossa página do facebook:
https://m.facebook.com/associacaocabracega.2016/

Fonte:
Divulgação Associação CabraCega

Comentários

Venho por este meio felicitarvos pelo vosso trabalho.

venho por este meio felicitalos por todo o vosso trabalho.

Agradeço em nome da Associação Cabra Cega todas as felicitações que nos foram ou venham a ser endereçadas e convido-vos a colaborar connosco, partilhando as vossas ideias, sugestões, preocupações e tudo o mais que tenha a ver com a deficiência visual. Queremos ser uma associação de todos e para todos.

olá bom dia querido amigo pedro então gostaria que mandasses para o meu mail ainformações da tua associação beijinhos