Está aqui

- blog de Anacristina

Há páginas que têm um nome vergonhoso!

por Anacristina

Olá, mais uma vez peço as mais sinceras desculpas, mas tenho mesmo de falar sobre isto. Já mandei e-mail para a página em questão e agora falo aqui, para ver se vós concordais com isto!
Existe uma página www.cegueta.com. Parece-vos o nome mais adequado? Pois a mim não me parece. Tudo menos cegueta! Até preferia que pusessem www.cego.com... agora cegueta... parece talvez uma forma de gozar com nossa incapacidade de não ver! E muitos colegas cegos deixaram de ir àquela página simplesmente pelo nome porque até se sentia ofendido. Isto faz-me lembrar quando andava na escola primária e tinha colegas que não gostavam de mim e diziam:
- vem aí a cegueta!
Esse nome ficou-me tão marcado... tão marcado que hoje ponho em questão! Cegueta faz-me lembrar a arrogância para connosco, o gozo, a superioridade, talvez... uma palavra tão triste usada num site para cegos! tudo menos isso... parece que há outra página, embora nunca lá tenha ido e nem sequer lá vou (como o meu outro colega), apenas soube por informações de um colega que me ligou muito irritado a dizer que ia mandar e-mails, queria que eu estivesse com ele nesta luta... a indignação era tanta... www.ceguinho.com... ou qualquer coisa desse género... mas o que é isto? estão-nos a chamar de coitadinhos? quem nos quiser tratar de coitadinhos que venha ao menos ter comigo... talvez duas fortes bengaladas os faça ficar coitadinhos a eles... lool!

Comentários

Esta não é uma situação que me incomode muito. Ficaria sim indignado se essa página fosse construída por normovisuaisque tivessem por objectivo humilhar os cegos. No entanto, é uma página feita por cegos e para cegos. Creio que se eles utilizam o termo cegueta é precisamente para melhor lidar com a estupidez de quem diz "lá vem o cegueta".
Quantas vezes nós cegos, entre nós brincamos, nos tratamos por ceguetas e quando vamos uns contra os outros dizemos por brincadeira: parece que és cego! Quando somos capazes de brincar as situações desta forma, é sinal que as conseguimos encarar de forma positiva e saudável.
As situações dependem do contexto: concordo que Cegueta não é o nome mais adequado, sim, concordo. Mas já visitei a página e não acho importante neste contexto criticá-los pelo nome que lhe deram, embora, repito, não concordo com o nome nem o daria a uma página minha.
Aproveito para recomendar a visita a um blog que oriento juntamente com um amigo e no qual isso está mais bem explicado no primeiro post:
http://cegodivertido.blogspot.com

anacristinaOlá, Tadeu!
Concordo contigo. Por brincadeira nós vamos uns contra outros e chamamo-nos isto. Se eles também são cegos até deveriam pensar um pouco, pois se pensarmos um pouco ainda há gente capaz de pensar que esse é o nome mais apropriado para um cego... não critico a página, porque eu própria lá vou e acho que tem produtos de qualidade, mas o nome...

anacristina

Oi Ana e Tadeu !!

Sim, realmente poderiam por um nome diferente, que não fosse tão rebaixante e há q ser criativo !! lol
Senão dá a ideia da caridadezinha, q a gente dispensa mto bem !!
Por outro lado, acho q usar a palavra invisual não é correcto, isso aprendi com vocês os cegos, porque apesar de não verem não são invisíveis !! loooool
E sendo assim, mais vale chamar cego !!
Exemplos de nomes criativos:
cego, ocego, cegonomundo, portaldocego, cegoeficiente, ...

O site em questão, é feito por cegos, ok ??
Mas se fosse feito por normovisuais, sensíveis e atentos ás acessibildades dos sites ??
O Lerparaver foi feito por normovisuais, para todos: normovisuais, cegos, ... e não é por isso q deixa de ser um excelente site !!
Agora, o q há é poucos normovisuais programadores, sensibilizados pra essas questões, e q acham o máximo fazer o site todo em flash, ... !!
Mas não quer dizer q todos pensem assim, mal era !!

anacristinaOlá, tens toda a razão. É impossível que não tenham pensado que se o site era para todos não deveriam usar esta palavra, que para mim é ofensiva. Cegueta, como vos disse, faz-me lembrar quando andava na primária e ainda agora... quando passo por algum estúpido que diz:
- olhem, vem aí a cegueta!
Por isso, acho que devia haver mais criatividade na escolha de nomes, porque tal como digo por vezes algumas pessoas cegas nem sequer lá vão devido ao nome... porque se sentem ridicularizadas! Não é o meu exemplo. Tenho sido uma grande participante mas é claro que fico indignada... pela falta de bom gosto na escolha de certos nomes que para uns não fazem diferença nenhuma, mas para outros pode até ser uma ofensa. Há alguma vergonha em dizer que somos cegos? pois eu não tenho vergonha nenhuma de o ser. Não escolhi nascer cega... pois se pudesse escolher com certeza não o era! então porquê a vergonha de dizer que somos cegos? irrita-me tanto essa ignorância... se um surdo é surdo... e até estou mesmo a imaginar que criaram uma página mais apropriada para surdos e até deve ser www.surdo.com... ou qualquer coisa assim e para nós há aquela vergonha incompreensível! para nós é o site dos cegueta, o site do ceguinho... e que virá mais? por amor de Deus... por amor de Deus! não faltarão nomes mais engraçados.. era só o que faltava... esta página é dedicada aos cegos e não há cá mesquinhices e agradeço-vos por isso. Mais um elogio da minha parte.

anacristina

Olá Ana e todos!

Eis aqui de passagem pelos blogs deste portal, depois de algumas semanas de ausência por motivos profissionais.

Ana, continua a ser como és, pois as tuas observações são oportunas, sensíveis.

Filipe, deixa-me só dizer-te que o lerparaver foi construído por pessoas cegas e não normovisuais. Não sei se já te disseram isso em privado, mas para não haver dúvidas, resolvi fazê-lo publicamente.

Cumprimentos para todos, e um beijo especial para a criadora deste blog, com quem não falo há algum tempo! lol.

Tiago Duarte

Tiago Duarte

Ana compreendo a sua indignação, mas temos que refletir e ver se nos estão a ofender e depois ser superiores a tudo isso, pois quando fui para o centro de reablitação nos primeiros dias tratavam-me por cegueta pois os primeiros dias as lagrimas caiam-me, depois comecei a brincar com a situação, pois a psicologa disse que era naquele local que se tinha de treinar para enfrentar a crueldade muitas veses da nossa sociedade que não esta minimamente sensibilizada para com qualquer tipo de deficiencia

Ser superior não chega! Não podemos aceitar que nos ofendam impávidos e serenos como seres superiores que nem somos. Somos iguais, apenas com as diferenças que distinguem cada indivíduo e que não passam pela deficiência de que somos portadores.
Já disse que não estou de acordo com o nome da página. Além de ser um nome desagradável, está totalmente descontextualizado, como pude já verificar ao visitar a página. Trata-se de uma página de download de programas acessíveis. Se se tratasse por exemplo de uma página sobre os esteriótipos que o cego enfrenta na sociedade o título até faria sentido. Como diz um amigo meu. Trata-se da piada fácil, aliás sem piada nenhuma.

anacristinaEstou de acordo contigo. Já lá tenho ido, mas começo a reparar que até os conteúdos que lá têm como na biblioteca virtual, parece uma coisa muito... para ser directa e dizer mesmo o que está na minha cabeça, porca. No humor a mesma coisa. Nos programas até me tenho aproveitado de alguns, mas de resto... concordo quando dizes que não devemos deixar que nos ofendam impávidos e serenos. era só o que faltava!

anacristina

Sempre devemos estar atentos para não ver preconceitos em tudo. Freqüentemente, encontro cegos que se ofendem com tanta coisa que falar-lhes é como jogar Campo Minado. Mas, apesar da percepção de que isto realmente sucede, no caso que menciona, concordo consigo. É possível mesmo que os criadores da página não desejem ofender a quem quer que seja, mas penso que, havendo tantos nomes possíveis, um melhor poderia ter sido escolhido. Se “cegueta” tivesse sido dito por seu melhor amigo, não estaria chateada. Sabe do afeto que este lhe tem. Mas não é este o caso. A página fala para pessoas com as quais os criadores jamais se depararam antes. Julgar que algumas pessoas pudessem sentir-se ofendidas, é coisa muito previsível, por isso, penso que teria sido mais elegante escolher outro nome.

Certa vez, alguém desculpou-se, pois referindo-se a mim, disse: “Você viu?” Dizia “ver” em sentido figurado. Não é preciso que iniciássemos uma longa discussão anatômica para que se constatasse que não posso ver. Ora, ora, é claro que posso ver, ao menos no que se refere ao modo como o meu interlocutor estava a referir-se.

No entanto, uma pessoa cega com quem tivera contato, disse-lhe que o termo não era adequado e que alguns sentir-se-iam ofendidos. Se sou pessoa visualmente sã e descubro que, para falar com cegos, é preciso desfazer-me de minha linguagem usual e que, posso inadvertidamente ofender-lhes, então, é bom que permaneça longe porque não lhes faço bem. Estes excessos não podem ter outro resultado senão apartar-nos do convívio sadio.

“Cegueta” é da família de perneta, zureta, careta... Parece-me que a sensibilidade da língua diz que tal sufixo é pejorativo. , faço esta ressalva, mas ainda assim, concordo com o veto ao “cegueta”. É de mau gosto.

Achei o texto ótimo e adequado. Muito bem equacionado, escrito por alguém que, acredito, é ponderado e moderado em relação aos preconceitos, de modo geral.
Já me deparei com pessoas, não apenas deficientes físicas, mas da raça negra, que levam estas questões tão a ferro e fogo, que acabam criando barreiras e obstáculos às discussões, a amizades etc.
Sou absolutamente contra a qualquer tipo de preconceito e devemos lutar contra eles, seja do tipo que for, até o último de nossas forças.

Felizmente, vivemos um momento, ainda muito longe do ideal, em que estas questões podem ser debatidas. Houve momento em que isso era heresia. Se hoje elas estão as claras, não foi gratuitamente que aconteceu, mas fruto de muita luta. Então, podemos chegar a algo muito melhor do que temos hoje, mas sem excessos.

Parabéns pelo texto, que dá uma lição de otimismo e convivência entre portadores de deficiência, raciais, religiosas etc.

Ivette

anacristina
O ver tem vários sentidos, logo quando dizem a uma pessoa cega:
- Estás a ver?
Eiu digo que sim, porque os que vêem com os olhos vêem de uma forma, os que vêem com os ouvidos e mãos é outra, mas vemos.
Nisto, não encontro nenhuma agressão, antes pelo contrário.

anacristina

Cegueta é o nome de uma serra fina para cortes em madeira também fina. Existem ceguetas também para metal. Assim, não há como se aplicar a qualquer pessoa com deficiência visual. A ignorância sempre gera bobagens e indelicadesas. Não possuo nenhuma deficiência e por isso nem posso imaginar as dificuldades que pessoas com elas tem que enfrentar para levar uma vida normal. Tenho imenso respeito por pessoas com qualquer tipo de deficiência e por isso digo àqueles que são chamados por nomes pejorativos: tenham pena dos ignorantes porque eles nunca souberam o que é enfrentar desafios e, sobretudo, vencê-los.
Um abraço.

Olha o fato de escolherem o nome CEGUETA, tem a ver com com a nova linguagem que surgiu com o computador (Internetêz), quase todos os usuários da rede usam nomes, apelidos e palavras que são bastantes esquisitas. Eu também não acho legal o nome do site, mas o meu filho Márcio de 20 anos que é cego, tem opinião contrária a minha. Sobre ser pejorativo ou não, vou citar um exemplo aqui do Brasil é o caso do conterrâneo Geraldo Magela que é; ator, humorista, locutor de rádio etc. Ele próprio se auto intitula assim: Geraldo Magela "O CEGUINHO" em Teatros, Shows, Programas de Rádios e Televisões. Ora, eu pessoalmente acho o nome ceguinho, bastante pejorativo e além do mais, ainda está no diminuitivo, porém o Geraldo Magela gosta do nome artistico que escolheu e aparenta ser super feliz com o apelido, não é muito diferente de uma boa parte de outros nomes de artistas, bandas etc aqui do Brasil., principalmente da região norte e nordeste do país, exemplo é o cantor e humorista TIRIRICA , hoje Deputado Federal. O que eu acho superinteressante nesta história toda é que hoje temos meios como o LERPARAVRER e o próprio Cegueta, onde os invisuais podem debater discutir temas assim de ordem social e mundial, parabéns a todos que participam com seus comentários, críticas, perguntas e dúvidas.
Um abraço a todos,
Sebastião - Minas Gerais - Brasil