Está aqui

Áudiodescrição na TDT

por Jorge Branco

A RTP tem emitido em sessões experimentais uma série com áudiodescrição. Como a minha experiência não está a ser a melhor (não passo da áudio descrição, não tenho o restante som), gostaria de saber qual é o retorno, em geral, destas emissões?

olá Jorge! Podes tentar informar-te no site da Rtp1 e Rtp2, que às vezes têm programas com audiofscrição e língua gestual portuguesa. Não sei se já ouviste a série Os Retornados, que deu este ano na Rtp1 e que na rádio tinha audiodescrição. Ao mesmo tempo que transmitiam a série na tv, transmitiam com audiofscriçao na Antena 1. Se fores ao site é capaz de lá estar. Olha, na estaçao da Tsf as notícias estao todas em português e percebes melhor um jogo de futebol descrito no räadio do que na tv. Espero ter ajudado. Cumprimentos

Sim, na antenaum já existia, mas agora na TV com a TDT, desde que a BOX (ou a própria TV) esteja configurada, dá para assistir à emissão com áudiodiscrição, apenas por ali. O meu problema é que existe algum problema entre a BOX e a emissão (na configuração). Pensei que era só activar a opção na BOX da áudiodiscrição, mas parece que não é bem assim. Uma série dá bem, outra, dá só o som da áudiodiscrição e, depois a restante emissão fica muda. E como os menus da BOX não estão acessíveis, a coisa fica mais complicada.

Sim, na antenaum já existia, mas agora na TV com a TDT, desde que a BOX (ou a própria TV) esteja configurada, dá para assistir à emissão com áudiodescrição, apenas por ali. O meu problema é que existe algum problema entre a BOX e a emissão (na configuração). Pensei que era só activar a opção na BOX da áudiodescrição, mas parece que não é bem assim. Uma série dá bem, outra, dá só o som da áudiodescrição e, depois a restante emissão fica muda. E como os menus da BOX não estão acessíveis, a coisa fica mais complicada.

JB

Parece que já percebi a minha dificuldade (e de todos com deficiência visual, pelos vistos, atendendo à informação da PT) com a áudiodescrição na TDT. A áudiodescrição tem que ser activada na BOX, através de menus não acessíveis a pessoas com deficiência visual, para se assistir a um programa com áudiodescrição e, depois para se assistir à restante emissão (sem áudiodescrição), tem que se ir desactivar a opção, novamente através de menus inacessíveis, pois a restante emissão, se não se fizer isto, fica muda. Portanto, no que respeita à autonomia da pessoa com deficiência visual, neste caso, o serviço é, perfeitamente, ineficaz. Tem que estar “à mão”, alguém que possa “navegar” nos menus! Portanto, resumindo, um serviço para pessoas com deficiência visual, inacessível a pessoas com deficiência visual.

jbranco