Está aqui

ADVM: Apoio a Deficientes Visuais Madeirenses - blog de anaandrade89

As Personagens Cegas Nas Novelas

por anaandrade89

Sei que já a muito tempo que não publico nada neste espaço e que da última vez que o fiz prometi que ia reactivar o espaço. Enfim, não tem sido possível mas cá estão umas linhas que servem para reflectir.

Para quem desconhece, na novela da SIC, dancin Days, há uma personagem cega. Eu não sigo esta novela desde o seu início, bem pelo contrário, só a bem pouco tempo é que lhe prestei atenção. E uma das coisas que me chamou a atenção, foi exactamente a existência da tal personagem cega. Pensei eu que seria uma óptima forma de desmistificar algumas crenças das pessoas menos informadas, mas não sei se é realmente esse o efeito que está a ter. Se não vejamos.

A personagem cega trata-se de um rapaz que é atleta paralímpico. Até aqui tudo bem, até da para realçar o facto de um cego poder fazer desporto e entrar em competição, algo que pode ser desconhecido para algumas pessoas. O referido rapaz tem uma namorada e sofre o “preconceito” da mãe da rapariga que não aprova o namoro. Também algo que se pode verificar por perfeito desconhecimento da realidade. No entanto, a personagem, na minha opinião, está mal construída, e porquê? Porque no outro dia, o rapaz dizia a namorada, num diálogo relacionado com o futuro, que a mãe dela teria alguma razão visto que ele não poderia trabalhar. Mas não pode trabalhar porquê? É verdade que há profissões que não são aconselháveis a um cego, como médico, camionista e por aí fora. Mas um cego pode ser, por exemplo, psicólogo, fisioterapeuta, advogado, jornalista, entre outras tantas profissões. Então porque raio o rapaz não poderia trabalhar?

Mas o que me deixou fora de mim foi a seguinte situação. Numa conversa entre amigos, onde se falava de um concerto. Ora, o rapaz disse algo deste género «ir a um concerto é um programa fantástico para mim, melhor mesmo só ir a um jogo de futebol». Mas um cego não pode ir a um concerto? E a um jogo de futebol? Pois eu vou ver jogos de futebol e adoro!

O que quero com isto dizer? É que em vez de aproveitarem a personagem para desmistificar as crenças, estão isso sim a contribuir para a permanência das mesmas. Isto porque a ideia que fica é que um cego não trabalha e que não vai a concertos ou a jogos de futebol. Errado, totalmente errado. Claro que a pessoa, cega ou não, pode não gostar de concertos, ou de jogos de futebol, mas que pode ir a eles pode.

Era tão bom que os senhores criadores de novelas criassem personagens para desmistificar as crenças, para esclarecer as pessoas, no fundo, para contribuir para a inclusão das pessoas com necessidades especiais na sociedade, combatendo o terrível preconceito da diferença.

Comentários

Olá Ana!
Antes de mais queria agradecer-te por teres colocado um post interessante como este.

Importa em primeiro lugar realçar que o ator Diogo Lopes, que interpreta o personagem Lucas, nem sequer é cego! Por isso torna ainda mais difícil ele colocar-se na pele de um cego. Nesta novela está bem patente os preconceitos em relação aos cegos e acima de tudo a discriminação.

O que mais me revolta além de tudo o que disseste é o facto de não ser um cego a interpretar essa personagem...mas porquê? De certeza que interpretaria melhor o papel!

Onde estão os atores cegos, ou portadores de qualquer outro tipo de deficiência, não temos? Fala-se tanto em inclusão, neste país, mas é tudo fachada, só para inglês ver...que tristeza!

Olá Ceu,

É verdade, onde estão os atores cegos ou com qualquer outra deficiência, eles sem dúvida que passariam muito melhor a mensagem. E não acredito que não há nenhum ator em qualquer escola de teátro neste país... seria uma questão de apostar neles...

Bom Dia Ana !
Por acaso os meus pais (mais o meu pai), não perdem 1 sequer dancing days, eu é raro vê-la, gosto mais das novelas da TVI ! looool

Quanto ao assunto em questão:
Que raio, no meio de milhares e milhares de pessoas não haviam cegos ?
Onde é q tá a inclusão, quando 1 pessoa dita normal faz papel de cego ?
Não era de escolher uma pessoa mesmo cega nas proximidades ?

Isto começa logo mal, por estas pequenas questões, em vez de promoverem uma real (e não fictícia) inclusão, tão a dar esse papel aos ditos normais, nem sequer a um normovisual com deficiência, isto é mto mau, e começa mal logo de raiz ... !
O Realizador deveria ter o discerimento de facto procurar uma pessoa cega, e devia pensar q só sente na pele é capaz de interpretar o papel, em vez de pôr outra pessoa a pôr-se na pele de, mas na realidade como não sente não é a mesma coisa !

Depois este personagem cego mas q na realidade não é, começa a dar mau testemunho dos cegos, mas aonde este gente tem a cabeça ?
É q apesar de tudo os cegos ficam com fraca imagem, e isso prejudica gravemente todos os DVs :-(

O q as pessoas deveriam pensar é q os cegos não vêm pelos olhos, mas tem outras formas de olhar, e ficam com os outros sentidos mais apurados !
Como tal devem ser tratadas como pessoas iguais a nós, apenas diferentes na visão, mas q têm direito de passear, ir a espectáculos, concertos ... !

Bjos

Olá gente,
Não sigo qualquer novela em particular, mas vou estando atento às da TVI e da globo atuais, porque são as que a minha companheira acompanha regularmente...
Sei que a novela da Sic referida pela Ana não foi até hoje a única com personagem representando a pessoa cega, pois a novela América também tinha e não sei se ela era mesmo cega ou não, o que sei é que tinha cão guia. Ora, também foi muito criticada por algumas pessoas, cegas e não só, devido ao seu papel mesquinho nessa novela.
Ora, perante as vossas observaçõis, que até foram muito bem colocadas, pergunto: qual o objetivo da pessoa cega nessa novela? Deveria dar uma boa imagem dos cegos, concordo plenamente. Mas será que os cegos também não se limitam a si próprios? Muitos sim, e quem sabe se não é este um desses casos. Isto, para não dizer que o ator está a desempenhar mal o seu papel, pois eu não sei o que lhe foi dito. Bom seria que, no meio dessa história toda, aparecesse alguma personagem que desse conhecimento e ânimo ao cego que ele não é assim tão limitado.
Quanto ao facto de ser preferível os atores serem cegos a desempenhar papel semelhante, desde que não sejam revoltados com a sua deficiência e não se mostrem coitadinhos, concordo.

Tiago Duarte

Olá!
Pois é, Tiago, concordo contigo. Julgo que o objetivo seria fazer com que as pessoas compreendessem que um cego, ou uma pessoa com qualquer outra deficiência, não é um coitadinho, claro que tem limitações, mas afinal de contas quem não as tem? mas que consegue fazer muitas coisas... ora, a personagem em questão não sei se está a passar exatamente essa mensagem. Quanto ao papel da personagem cega que referiste na novela América. não sei como foi esse papel, pois não segui essa novela, mas se houve críticas, é porque alguém terá encontrado algumas coisas menos bem. No entanto, também é preciso perceber que haverá sempre pessoas a dizer bem e mal, haverá sempre pessoas a gostarem e outras não. Pode, por exemplo, haver alguém que tenha uma opinião diferente da minha e que ache que o ator em questão está a fazer muito bem o seu papel. Se seria melhor ser uma pessoa cega a desempenhar o papel? bom, não acredito que não houvesse alguem com talento em Portugal, mas claro que o papel estaria confinado às crensas da pessoa que o representasse, o que nos levaria para a discução na mesma...

Olá pessoal !

Lanço mais uma questão:
Será que existem actores cegos ? E será que lhes dão oportunidade para tal ?
Eu penso, e pelo q vejo os actores são práticamente todos ditos normais, e é raro ver um ator deficiente ... ! :-(

Os cegos não se devem fechar em copas, aqui há tempos um amigo disse-me uma coisa bem real: devemos tar abertos a novos horizontes, opiniões ... e nunca, nunca nos fecharmos na nossa concha !

Ah sim, tb defendo que os cegos que desempenharem tais papeis, que deiam boa imagem, e como tal não sejam dos tais revoltados ... !

Olá!
"Será que existem actores cegos ? E será que lhes dão oportunidade para tal ?"
Pois é, jfilipe, haver deve haver, mas oportunidades para os mesmos é que não deve haver... digo eu...

Olá pessoal
Eu tenho 35 anos e há 2 anos perdi minha visão totalmente. Até então eu possuia apenas 5% da visão do olho esquerdo e cego do direito desde meus 6 anos. Mas isso não me impedio de ir em busca de meus objetivos. Fiz faculdade e sou formado em ciências contábeis.
Quando perdi a visão por completo, passei a frequentar uma entidade q atende deficientes visuais aqui em ponta grossa / pr, a umidev - união dos deficientes visuais de ponta grossa, onde faço parte da diretoria.
Em nossa entidade temos várias atividades, dentre as quais um grupo de teatro for,mdo apenas por pessoas cegas ou com baixa visão. E é justamente com este grupo q buscamos mostrar q o deficiente, quando visto sem a letra "d" passa a ser "eficiente". No entanto não é fácil. Mas não dá para desistir no primeiro obstáculo. Se quisermos realmente deixar de sermos tratados como "coitadinhos" primeiro precisamos deixar de agir como tais. Se hoje precisamos provar q somos capazes, então vamos lá.
Vamos à luta companheiros. Rsss

Boas.
Caro Marcos G. Pesck, é com projectos desses, que parecem uma gota num imenso oceano, que se faz a diferença.

boa noite,
há qumas será que esses mesmos cegos que gostam da representação já tentaram se inscrever numa escola de actores, concorrer a castings para séries ou novelas etc?e os grandes e bons actores não ficaram há espera que algo lhe caísse do céu...
cumprimentos realçar o seguinte. creio que não há atores cegos, para desempenharem tais personagens.
daquilo que tenha conhecimento, conheço cegos que andam em teatros amadores, porque gostam.

Bom Dia João,

Pois se há coisa que não podemos dar é ao comodismo, pelo contrário devemo-nos desinstalar e ir à luta ... !
Niguém tira um curso superior ou profissional sem esforço, ninguém arranja trabalho se não se fizer à vida ... !
Temos q ser um bocadinho ambiciosos e puxar por nós próprios, para mostrar aos ditos normais q conseguimos fazer coisas tão boas ou melhores do q eles ... !

Agora se não se faz esse esforço, é ruim passar do amadorismo, q qq pessoa consegue improvisar ... !
Eu sei que escasseiam os materiais acessíveis em braile ou formato digital, mas possa batam o pé, façam valer os vossos direitos ... !

Eu hoje em dia tou bem, mas esforcei-me mto, tirei curso superior de programação ... !
Mas ainda hoje vou-me esforçando continuamente, embora não tanto como na fase dos estudos ... !
Amigos, a vida é uma luta constante ... !

Bom dia.
Concordo com o jfilipe. É preciso ir à luta! nada cai do céu, e se ficamos à espera que as pessoas mudem de atitude, então ninguém faz nada de nada!

cabe, a cada um de nós, lutar pelas coisas em que acredita e não importa se é o primeiro a fazê-lo.

Não resisto a comentar este assunto, pois sendo cego, penso que acima de tudo nos cabe a nós desmistificar certas posturas, que acontecem não só por parte de normovisuais, mas sobretudo e isso é que é pior, por cegos mesmo. Penso que não se deve interpretar neste caso aquilo que é feito na novela à letra, mas ver o que é dito no contexto de toda a história. Estou àvontade para falar, porque nem sequer sei do que trata a história. Mas penso que muitas vezes o erro parte das pessoas por irem intrepretar aquilo que é dito à letra, quando neste caso isso não deve acontecer.