Está aqui

Cabide que fala

por Shirley Ferreira

Cabide que fala ajuda deficientes visuais a escolher o que vestir

Chip instalado no acessório armazena mensagens gravadas anteriormente e as reproduz quando botão é acionado. Primeiro modelo já foi aprovado.

Como escolher a roupa no armário? Tarefa difícil para quem não enxerga. “Ele tem que fazer o quê? Tem que memorizar a posição e a textura daquilo que ele guardou dentro do armário”, explica a terapeuta ocupacional Neila Vieira de Souza.

E se o cabide avisasse o que está pendurado nele? “Bom dia, eu sou seu blazer rosa”, anuncia a voz no cabide. A ideia surgiu de duas irmãs donas de uma fábrica em Petrópolis, Região Serrana do Rio. “Minha irmã é pedagoga, trabalha com deficientes visuais. Então os alunos se queixavam muito dessa necessidade organizacional de como se vestir, como melhor aproveitar o seu dia a dia”, lembra Adriana Sêmola, dona da fábrica.

O segredo está em um chip instalado dentro, que armazena as mensagens e é ligado a um alto-falante. É preciso apertar um botão atrás para gravar, como “Esta é a sua camisa azul turquesa”, e ouvir ao acionar outro botão na frente.

O cabide também tem o conceito de sustentabilidade. É feito com sobras de madeira reciclada. A dificuldade, por enquanto, é encontrar uma empresa que fabrique um chip semelhante no Brasil. O do modelo atual foi importado da China. A fábrica vai produzir agora 500 peças e distribuir em instituições de atendimento a deficientes visuais e em uma feira do setor em abril.

Luis Benedicto está entre os mais de 6,5 milhões de brasileiros cegos ou com grande dificuldade de enxergar. Ele aprovou a invenção. “A facilidade de ter a livre escolha da roupa que você quer, da camisa que você quer”, comenta ele. “Vai apertando os botõezinhos e vai vendo qual é a camisa”, completa.

Perdoem-me as dúvidas com que fiquei. O botão que se aperta, está no cabide, e segundo o que eu compreendí, ele diz a cor; então se em vez de azul, se se puser uma vermelha, Qual é o resultado? Na minha modesta opinião,a informação deveria estar nas peças de roupa, se tal for possível, e não nos cabides.... pois ou eu não entendí bem, ou o chip não ajuda muito, pois que eu saiba, a maioria das pessoas cegas, tratam da sua própria roupa, a não ser que o cabide reconheça qualquer cor que nele seja posta. E mesmo as pessoas que por acaso, tenham quem lhe trate da roupa, se a pessoa se enganar, as pessoas cegas pensam que é o azul, por exemplo, e é o vermelho. talvez seja eu que não compreendí bem o evento, mas então pedia o favor, que fosse melhor explicado. Pois assim sendo,não lhe encontro grande utilidade,perdoem-me a franqueza. Assina:---SRS.

achei muito bacana,é muito interessante mesmo galera.como faço para adiquirir esse material agora,pois ja faz um tempo após o seu lançamento ??

hpmaster98